119 - RICARDO

Sempre num autêntico corrupio de altos e baixos, Ricardo está para os adeptos do futebol como a Montanha Russa para a Feira Popular!
Ninguém, com certeza, conseguirá esquecer as eliminatórias contra a Inglaterra, no Europeu de 2004 e no Mundial de 2006. No certame disputado na Alemanha, Ricardo "apenas" parou 3 remates no desempate por penalties. Já no torneio organizado em Portugal, para além de defender sem luvas uma das grandes penalidades, o guarda-redes ainda marcou a que ditaria a eliminação dos britânicos!
Para compensar, temos também todos aqueles lances, e perdoem-me a comparação, ao bom estilo de um associado da ACAPO! Vezes de mais, vimos Ricardo a sair aos cruzamentos, na penumbra dos seus olhos fechados! De braços bem esticados, como quem procura aparar o golpe de um obstáculo, assistimos ao guardião a deixar os postes para, depois de falhada a intersecção, ir agarrar a bola ao fundo das redes! Agradeceu-lhe Ballack, no Euro 2008. E agradeceu-lhe Luisão, no jogo em que o Benfica derrotou o Sporting e praticamente cimentou a vitória no Campeonato Nacional de 2004/05.
Mas reparem numa coisa! Se bem me lembro, este guarda-redes, quando jogava pelo Boavista, até mostrou ser seguro. A sua ida para Alvalade, parece-me a mim, serviu para alimentar, e perdoem-me a comparação, a doença amblíope. Depois foi para o Betis e não mostrou sinais de um bom recobro. Terá sido com o intuito de recuperar o guardião que fez Sven-Göran Eriksson levá-lo para junto de si? Bem, pode ser que passagem pelo Leicester City, o clima inglês e, principalmente, a companhia de Darius Vassell sejam tónicos para a recuperação ocular do “keeper” português!

Sem comentários: