120 - QUIM

Apesar de formado nas “escolas” do FC Porto, onde, na temporada de 1975/76, conseguiu estrear-se pelos seniores, foi no Marítimo que Quim fez grande parte do seu trajecto como futebolista.
No emblema insular, onde é treinador de guarda-redes, as boas exibições do guardião deixaram saudades. No entanto, não foram essas 11 temporadas que, hoje, garantem a Quim um lugar nesta “colecção”. O tal episódio apareceu já mais para o final da sua carreira. Por essa altura representava o Beira-Mar, quando construiu esse singular momento. Digo singular e, no entanto, não sei se o atrevimento foi isolado. Todavia, o que tornou esse instante em algo único foi o facto de, até esse dia, eu nunca ter visto um guarda-redes marcar um golo!
Essa minha memória reporta-se à época de 1989/90. O jogo opunha a equipa de Aveiro ao Tirsense. Num pontapé de baliza a baliza, e com o intervalo quase à vista, Quim tornou-se num herói improvável. Resultado do acto afoito, o número 1 apareceu no “placard” do velhinho Estádio Mário Duarte e preencheu o quadrado correspondente ao conjunto da casa.

2 comentários:

Rui Silva disse...

Julgo, melhor afirmo que nessa época Quim era atleta da AD Fafe.
Saudações desportivas.

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Amigo Rui Silva:

Quando me lembrei de escrever este "post", do episódio do golo de Quim só me lembrava de duas coisa: primeiro, que tinha sido contra o Tirsense; segundo, que o Quim jogava numa equipa que equipava de amarelo!!! Na altura procurei referencias de tal momento... lembro-me que encontrei mais, mas para já deixo-lhe esta aqui - http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=13305
Se encontrar outra fonte que nos elucide, por favor, deixe-nos aqui o link!!!

Abraço e muito obrigado por nos acompanhar!!!