132 - VÍTOR PANEIRA

Dizia-se ter sempre a mesma finta! Exagero talvez, mas a caricatura feita ao seu movimento típico, um "drible" curto com que (agora sim, pode dizer-se) repetidamente ludibriava os adversários, não era mais do que o sublinhar da simplicidade de processos com que alimentava uma apuradíssima eficácia!
Vítor Paneira nunca necessitou de grandes exuberâncias. Era a desfaçatez com que ultrapassava os defesas contrários, os cruzamentos milimétricos feitos "à linha" ou a constância com que corria o lado direito do meio-campo, que exaltavam o seu jogo. O médio era um ás e, ainda no FC Famalicão, as suas exibições depressa o notabilizaram. A prospecção do Benfica rapidamente mostrou interesse na sua aquisição e da selecção chegou a convocatória para o grupo que, em 1987, disputaria o Torneio de Toulon.
Passado esse Verão e apesar de contratado pelas “Águias”, Vítor Paneira não iria de imediato para a "Luz". O empréstimo de um ano, acertado com o Vizela, serviria para que o jogador ganhasse mais estaleca e como alínea de compensação acordada entre os dois emblemas, pois o atleta já havia celebrado previamente um acordo com o clube minhoto.
Na ida para Lisboa, depressa conquistaria a sua oportunidade. Nada, nem a total falta de experiência na 1ª Divisão, nem o facto de partilhar o balneário com os, à altura, vice-campeões europeus, parecia melindrar o jovem futebolista. Afirmar-se-ia de "pedra e cal" no onze titular benfiquista com a mesma naturalidade que caracterizou a sua carreira. Em seguida, viveria as merecidas conquistas, onde se destacam a presença na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1990 e a vitória em 3 Campeonatos Nacionais e em 1 Taça de Portugal.
Mas de peripécias também é feita a história de um Homem. Uma delas, aquela em que, por razão de ter sido acusado de deserção, fê-lo interromper a carreira e passar uns tempos numa prisão militar, deve ter chegado para o susto! Outro momento caricato surgiria com a injustificável purga perpetrada por Artur Jorge. Vítor Paneira, com 28 anos e no auge da carreira, acabaria por ver o seu nome na lista de dispensas do Benfica. Com o fim da temporada de 1994/95, não tardariam a surgir propostas pelos seus serviços. Por paixão aos “Encarnados”, recusaria o Sporting e preferiria juntar-se ao plantel do Vitória de Guimarães. Contrariando aqueles que o apontavam com excendentário, mostrar-se-ia capaz de continuar ao mais alto nível competitivo. O prémio para as suas boas exibições viria em 1996, quando, para o Europeu de Inglaterra, seria chamado a juntar-se ao grupo de seleccionados por António Oliveira.

Sem comentários: