144 - FÁBIO COENTRÃO

"Un bólido por la izquierda"* – anunciou assim o periódico desportivo espanhol "Marca", a contratação do novo reforço do Real Madrid. No entanto, a verdade é que Fábio Coentrão nem sempre foi tido como um craque e a sua qualidade, ainda há um par de anos atrás, chegou mesmo a ser posta em causa. Com razão, muitos desconfiaram que o jovem jogador, que o Benfica tinha ido contratar ao Rio Ave, afinal não valia nem metade do que tinha prometido. Na "Luz" pouco mostrou as habilidades do tal extremo explosivo que, desde os 16 anos, por via dos seus "dribbles" e velozes arrancadas, tinha ganho lugar no balneário sénior da equipa vilacondense. O mais incrível é que, meses antes da sua chegada a Lisboa, essa mesma promessa tinha sido chamada por José Mourinho, para treinar à experiência no Chelsea! Por onde andava? Ninguém sabia!
Seguiram-se vários empréstimos – Nacional da Madeira, Zaragoza e Rio Ave. Até que Jorge Jesus, na época da sua estreia aos comandos da "Águia", decidiu recuá-lo no campo, passando-o para defesa-esquerdo. Começou a ser notório que as suas exibições melhoravam a cada partida. Então, impôs-se nova questão – Teria sido essa mudança a única razão para o "volte face"? A resposta estava numa entrevista dada pelo jogador a um jornal desportivo. Nela, o atleta fazia “mea culpa” pelos desaires na sua carreira. Para mim, a tomada de consciência de que a sua postura era a principal causa para o insucesso em que vivia, foi decisiva. O resultado não tardou a emergir e, logo nessa época de 2009/10, Fabião Coentrão consagrou-se como um dos principais esteios da vitória benfiquista no Campeonato Nacional e como um dos melhores de Portugal no Mundial da África do Sul.
O prémio maior conseguiu-o agora, após um ano fraco em títulos, mas com exibições tão ou mais conseguidas que a temporada transacta. Vai para a capital espanhola, resultado de uma das transferências mais caras do futebol português, igualando os 30 milhões de euros de Ricardo Carvalho para o Chelsea e de Pepe para o Real Madrid. Volta a encontrar Mourinho, depois de em Londres não ter conseguido convencer o técnico. Porém, desta feita o cenário é diferente e Fábio Coentrão está pronto para tomar de assalto o onze "Merengue".

*manchete do jornal “Marca”, edição de 06/07/2011

Sem comentários: