159 - ONYEWU

Se há um ano atrás, a Paulo Sérgio tivessem apresentado Onyewu, com certeza ouviríamos o treinador dizer que, finalmente, já tinha à sua disposição o tão requisitado "pinheirinho"! Todavia, o que tem transparecido na pré-época é que, tal como os seus congéneres do mundo vegetal, o defesa norte-americano parece ser muito sossegadinho!
"Rijo de rins", começa a ser habitual, para desespero dos adeptos leoninos, ver o central ser ultrapassado pelos avançados adversários. Até um certo ponto seria espectável que um jogador com a sua fisionomia não fosse muito propenso a velozes correrias. Por outro lado, se tivermos em conta os 29 anos de idade e as 9 temporadas a jogar na Europa, é inaceitável a sua incapacidade para desenvolver mecanismos capazes de colmatar essa desvantagem física.
Onyewu, que ganhou notoriedade ao serviço dos belgas do Standard Liège e, como resultado das boas exibições, acabou contratado pelo AC Milan, tem vivido no Sporting alguns momentos mais difíceis. Ao não conseguir convencer a massa associativa nem, e isso é bem pior, o treinador Domingos Paciência, o central, aos poucos, está a ser relegado para um plano que ninguém apostaria aquando da sua contratação. Parece-me que o atleta, supostamente escolhido pelo dirigente sportinguista Carlos Freitas, tem vindo a esgotar, depressa demais, o estado de graça. É desejável que o mau começo de época, tenha justificação numa passageira baixa de forma. Caso contrário, o internacional norte-americano arrisca-se a continuar ser a quarta opção para o eixo da defesa leonina!

Sem comentários: