224 - ADAMCZUK

Da equipa laureada com a prata nos Jogos Olímpicos de 1992, organizados na cidade catalã de Barcelona, não foi só Juskowiak e Mielcarski que cruzaram o seu destino com os relvados de Portugal. Provavelmente, nem os mais atentos devem recordar-se deste internacional polaco, mas, para juntar aos dois medalhados já referidos, também há que referir que Dariusz Adamczuk acabou a andar por estas bandas.
O ano era o de 1994 quando, por empréstimo dos italianos da Udinese, chegou ao Restelo aquele que era uma das mais sonantes contratações para a época que estava a começar. Um bom físico e a fama de lutador incansável faziam do médio-centro um trunfo prometedor para a temporada a avizinhar-se. No entanto, tal como já tinha acontecido no "Calcio" e nas suas breves passagens pelos alemães do Eintracht Frankfurt e pelos escoceses do Dundee FC, Adamczuk, ao serviço do Belenenses, pouco mostrou do seu real valor.
A verdade é que, apesar de reconhecidas as suas capacidades, o jogador, durante bastante tempo, revelou ser o típico caso de inadaptação à mudança. A prova faz-se pelo facto do centrocampista, desde da sua saída do Pogon Szczecin, clube onde esteve diversos anos, nunca ter conseguido manter-se no mesmo emblema, por mais de uma época. Porém, Adamczuk estava apostado em fazer crer o contrário e o regresso, em 1996, a um Dundee FC a militar no segundo escalão conseguiu, em certa medida, provar essa vontade.
Na Escócia ajudou o aludido clube a voltar ao convívio dos “grandes”. Já a disputar a "Premiership", a garra demonstrada em campo fez com que emblemas de outra monta começassem a olhar para ele de forma diferente. O passo seguinte deu-o no Rangers. Contudo, tal com havia acontecido anteriormente, o internacional polaco revelou sérias dificuldades em impor-se na equipa de Glasgow e, com isso, nunca atingiu um lugar entre os indiscutíveis do "onze" titular. Ainda assim, mesmo sem jogar muito, nos anos passados no Ibrox conseguiu amealhar alguns títulos. Para a sua história fica a "dobradinha" de 2000, onde fez parte do grupo que venceu a Liga e a Taça.

Sem comentários: