251 - MÁRINHO

Sem ser dono de um físico impressionante, Márinho rapidamente entendeu a maneira de contornar o primeiro revés da vida como jogador. Preterido muitas vezes nas escolhas dos técnicos devido à baixa estatura, para o médio não houve outro remédio senão correr o dobro dos seus colegas. Foi essa entrega ímpar que, numa altura em que a equipa da “Cidade dos Arcebispos” militava na 2ª divisão, levou o atleta, na temporada de 1972/73, a integrar o plantel sénior do Sporting de Braga. No entanto, se a visibilidade do escalão secundário não era muita, já a promoção da sua equipa e a presença no patamar máximo de 1975/76, deu-lhe outro alento à carreira. Primeiro, como ponto de partida para outros horizontes, chegou a chamada à selecção portuguesa de "esperanças". Depois veio o salto para um dos "grandes" e a transferência para o Sporting.
Em Alvalade para a campanha de 1978/79, o jogador impôs-se com alguma facilidade. Indivíduo com muita garra e com habilidade suficiente para ser tido como um elemento polivalente, as características de Márinho agradaram ao treinador Milorad Pavic. Preferencialmente a posicionar-se no miolo do terreno, em qualquer outro lugar do meio-campo, e até na defesa, conseguiu boas prestações. A sua propensão ofensiva também era do agrado dos adeptos. Curiosamente, essa tendência atacante, com o balanço a saldar-se em 1 remate certeiro durante os cinco anos de “leão” ao peito, nunca trouxe ao jogador grandes resultados ao nível da finalização. Em abono da verdade, a falta de golos nunca estorvou as avaliações feitas ao atleta, pois as suas reais funções eram servir os companheiros do sector mais ofensivo e, por outro lado, dar a cobertura defensiva necessária ao colectivo.
 Pode dizer-se que no Sporting cumpriu bem a tarefa. Foi um dos esteios do triunfo no Campeonato Nacional de 1979/80, da conquista da "dobradinha" de 1981/82 e da vitória na Supertaça de 1982/83. Depois dos anos passados em Lisboa, Márinho ainda envergou outras cores, com destaque para as camisolas do Marítimo, Farense e Estoril Praia.

3 comentários:

António Real disse...

GRANDE MEDIO CENTRO

(Publicado no Facebook, a 8 de Junho de 2012)

José Ribeirinha disse...

Sei... Não foram é seguidos de certeza, que o Sporting a ganhar dois títulos seguidos no Campeonato só recuando aos anos 50...

(Publicado no Facebook, a 8 de Junho de 2012)

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Faltou-lhe, talvez, uma chamada à selecção A!

(Publicado no Facebook, a 8 de Junho de 2012)