1460 - VELEZ CARNEIRO

Remonta à longínqua temporada de 1914/15 a estreia do Sporting de Espinho em partidas oficiais, sob alçada organizativa da Associação de Futebol do Porto. Nesse desafio das 3ªs categorias, respectivamente frente ao FC Porto, participaria um jovem médio-centro de seu nome Velez Carneiro. Ao prolongar a ligação aos “Tigres da Costa Verde” por mais algumas campanhas, a qualidade do jogo por si apresentado depressa apontaria ao seu destino voos de outra magnitude. Nesse sentido, a evolução positiva da sua carreira materializar-se-ia com a decisão de viajar até à “Cidade Invicta” e aí rubricar um contrato com os “Azuis e Brancos”.
Com a sua entrada no FC Porto, segundo algumas fontes, a acontecer na época de 1918/19, o primeiro sucesso colectivo de índole nacional em que participaria, emergiria com a ufana campanha dos “Dragões” naquela que era à data a prova de maior prestígio no calendário futebolístico luso, o Campeonato de Portugal. Nessa edição de 1921/22, encontrar-se-iam na final da competição o emblema “azul e branco” e o Sporting. Depois de entrar em campo nas duas mãos correspondentes à derradeira eliminatória, Velez Carneiro seria também chamado, pelo técnico francês Adolphe Cassaigne, para o decisivo encontro da finalíssima. No “match” agendado para o Campo do Bessa, ao lado de nomes prestigiados no cenário nacional, casos dos internacionais Artur Augusto ou Balbino, o médio-centro desempenharia um papel de fulcral importância e contribuiria para a vitória do agregado portuense sobre a equipa “alfacinha”.
Ao constituir-se como um dos melhores intérpretes da colectividade nortenha, o craque Velez Carneiro depressa começaria a granjear de enorme popularidade entre os adeptos da modalidade, mormente no seio dos seguidores do FC Porto. Tal facto serviria para sublinhar, ainda mais, a tragédia que, em Maio de 1925, acabaria por preencher as conversas do público e, de forma igualmente vincada, viria a ocupar as páginas de diversos periódicos editados à altura. Segundo o investigado, dados apurados através dos relatos de algumas testemunhas oculares, o jogador, no mesmo dia em que tinha participado numa peleja amigável frente ao Deportivo La Coruña, seria abordado por uma figura masculina, à saída de um café. Os dois terão então caminhado até a uma ruela nas imediações do primeiro local, onde terá começado uma discussão deveras inflamada. A altercação, de origem passional, levaria a que o homem puxasse por uma arma de fogo e acabasse a alvejar o futebolista com vários tiros.
Gravemente ferido, Velez Carneiro chegaria ao hospital já sem vida. Nas liturgias fúnebres, as quais decorreriam durante vários dias e dando jus à popularidade do atleta, a urna seria acompanhada por um grandioso cortejo de populares. Ao seu lado, numa cerimónia mortuária com epicentro no Campo da Constituição, estariam igualmente os seus colegas do FC Porto, encabeçados na homenagem pelo capitão de equipa, Norman Hall.

Sem comentários: