410 - PEDRO BARBOSA

Não é muito habitual o FC Porto perder oportunidades no que diz respeito a bons jogadores. Bem, talvez não!!! A verdade é que Pedro Barbosa, que nas Antas fez a maior parte da sua formação, viu-lhe ser indicado, pelos responsáveis da equipa, o caminho da Segunda Divisão B. Nesse Verão, o de 1989, o médio, que chegara à idade de transitar para o escalão sénior, tendo as portas fechadas do plantel principal, rumaria ao Freamunde. 
Ímpar na sua maneira de jogar, foram precisos apenas dois anos para que João Alves nele reparasse. À frente do Vitória de Guimarães, o "Luvas Pretas", insistiu na contratação daquele que, já à altura, era um virtuoso tecnicista e um homem com uma visão de jogo extraordinária. 
Foi alicerçado nestas qualidades desportivas que Pedro Barbosa, facilmente, começa a vingar na "Cidade Berço". Claro está que, um jogador que começa a despontar de maneira tão evidente, mais tarde ou mais cedo, tem a cobiça dos denominados "grandes"!!! Pedro Barbosa não foi excepção. Contudo, e ao contrário de muitos, antes da inevitável mudança, já o médio-ofensivo era alvo de grande destaque. Fosse pelos comentários humorísticos dos seus treinadores - "se tivesse muito dinheiro compraria Pedro Barbosa para jogar futebol comigo no meu quintal”, diria um dia Quinito -; fosse pela estreia na Selecção Nacional, o médio era um jogador apetecível.
O dia da mudança acabaria por chegar! Ao contrário do que tinha acontecido durante a sua juventude, a viagem era agora em direcção a Sul e a Lisboa. No Sporting, apesar de reconhecida toda a sua elegância, capacidade de passe e excelente interpretação de todos os lances, Pedro Barbosa sempre suscitou alguma controvérsia. Não sendo um jogador muito rápido, o que lhe valeu alcunhas como "Pastelão", o médio parecia, por vezes, passar partes enormes do jogo completamente alheado do mesmo. Esta aparente postura negligente, valer-lhe-ia alguns assobios. Por outro lado, Pedro Barbosa era capaz dos lances mais geniais. Nesse sentido, e a
quando das suas magistrais jogadas ou dos seus golos adornados de magia, os apupos rapidamente eram substituídos por eufóricos aplausos.
No final, e podem perguntá-lo a qualquer adepto leonino, a paixão que qualquer um deles sentiu pelo atleta, superou, e de que maneira, as dores de cabeça que este lhes possa ter alguma vez causado. Também não é para menos!!! Pedro Barbosa fez parte dos melhores momentos da história recente do "Leão". Não, não foram só as 10 épocas que vestiu de "verde e branco" que marcaram a sua passagem. A estas, há ainda que juntar a braçadeira de capitão por ele envergada; as vitórias em 2 Campeonatos; 1 Taça de Portugal; 2 Supertaças; e, infelizmente perdida, a final da Taça UEFA de 2004/05, disputada no Estádio de Alvalade, frente ao CSKA de Moscovo.
Apesar de se ter retirado em aparente conflito com José Peseiro (treinador) e Dias da Cunha (presidente), Pedro Barbosa, após a demissão deste último, voltaria ao Sporting. De regresso ao clube em 2009, mas agora na condição de Director-desportivo, a sua experiência como dirigente haveria de ser curta. Desde então, o antigo internacional português (com presenças no Euro 96 e Mundial de 2002) tem mantido alguma distância das actividades clubísticas. Contudo, tem mantido alguma ligação com a modalidade. De uma forma diferente, mas sempre inteligente na maneira como comenta as actualidades futebolísticas, Pedro Barbosa é uma das caras da TVI.

Sem comentários: