1008 - MIGUEL

Com um percurso feito, em grande parte, pelos patamares secundários, o Juventude de Évora assumir-se-ia como o emblema mais representativo dos primeiros anos da sua carreira. Nessa senda inicial, na qual o Esperança de Lagos e o Montijo também teriam o seu papel, Miguel, em algumas ocasiões, ver-se-ia envolvido na disputa pelos lugares cimeiros da tabela classificativa. No entanto, a estreia na 1ª divisão demoraria ainda algum tempo a materializar-se. A primeira passagem do guardião pelo escalão máximo do futebol português dar-se-ia apenas na sua 6ª temporada sénior e, como aposta do mítico Manuel de Oliveira, ao serviço do Vitória de Setúbal.
Mesmo sendo um estreante, a verdade é que a temporada de 1985/86 não correria assim tão mal. Com Crispim a fazer-lhe frente na luta por um lugar no “onze” inicial, a titularidade ficaria dividida entre os dois guarda-redes. Já em termos colectivos, a referida campanha acabaria com os “Sadinos” nos lugares de despromoção. A descida levaria Miguel de volta aos escalões inferiores. Porém, não demoraria assim tanto tempo para voltar ao convívio com os “grandes”. Tendo continuado ao serviço do Vitória de Setúbal por mais uma época, seria a sua transferência que acabaria por promover o tal regresso.
A mudança do atleta para o Beira-Mar aconteceria com a equipa de Aveiro ainda na 2ª divisão. Titular nessa temporada de 1987/88, Miguel tornar-se-ia num dos pilares da estratégia de Jean Thissen. Sob a alçada do treinador belga, os “Aurinegros” conseguiriam subir de escalão. O guarda-redes, já no patamar máximo, manter-se-ia como uma das referências da equipa e da conseguida manutenção. Na época seguinte, a de 1989/90, ainda começaria como o “dono das redes”. Todavia, e com o avançar da campanha, o jogador acabaria por perder a importância ganha nos anos anteriores e nem a chegada de Vítor Urbano aos comandos da equipa alteraria essa realidade.
A perda de protagonismo no plantel do Beira-Mar faria com que Miguel fosse à procura de novas oportunidades. Apesar das escolhas feitas por si apontarem para a possibilidade de uma subida, o guardião não mais voltaria a disputar a 1ª divisão. Depois de reencontrar o treinador Manuel de Oliveira no Portimonense e da aposta, posteriormente feita, na Académica de Coimbra, o passo seguinte levá-lo-ia a entrar na derradeira etapa como futebolista profissional. Antes de anunciar o fim do seu percurso desportivo, tempo ainda para uma passagem pelo Barreirense. O guarda-redes aposentar-se-ia pouco tempo depois, após uma época dividida ente o Esperança de Lagos e o Lusitânia dos Açores e já no final de 1993/94.

Sem comentários: