406 - JOSÉ EDUARDO

Tendo começado a prática desportiva no atletismo do Sporting, como futebolista, só regressaria a este clube anos mais tarde. Foi, então, nos escalões de formação do Domingos Sávio, popular colectividade do bairro de Campo de Ourique, que José Eduardo se mostrou. E, pelos vistos, fê-lo de maneira suficientemente convincente para que o Atlético, aquando da sua chegada à idade de sénior, nele quisesse apostar para a equipa principal. Ora assim, seria no emblema de Alcântara, que vivia em 1974/75 um dos seus últimos anos como clube primodivisionário, que José Eduardo se daria a conhecer ao universo do escalão maior do futebol nacional. Apesar de titular, dois anos após a sua estreia na Primeira Divisão, mas, talvez, já adivinhando o descalabro desportivo em que o clube iria mergulhar, o raçudo lateral-direito, decide acompanhar o seu colega Seidi, e trocar Lisboa pelo Algarve.
Num Portimonense acabado de recuperar o seu lugar na Primeira Divisão, José Eduardo encontrar-se-ia com o "Magriço" José Augusto, à altura o seu treinador. Se o projecto do clube era ou não aliciante, não sabemos... bem, cumprido não deve ter sido!!! E a única verdade, no meio disto tudo, é que seria logo a seguir à despromoção do Portimonense, que o atleta seguiria rumo a Norte. Contudo, a sua decisão de mudar novamente de camisola seria a mais acertada. Nessa temporada de 1978/79, pelo Famalicão, o campeonato correria de feição para José Eduardo, consagrando-o como um dos mais interessantes a jogar na sua posição. Esse, por assim dizer, prémio, levá-lo-ia a assinar pelo Sporting. Conta-se que a sua contratação não terá sido a mais consensual, não por via da sua prestação desportiva, mas pelo acontecido num lance mais duro sobre Jordão, e que resultaria na grave lesão do avançado leonino.
Em Alvalade, sem nunca conseguir afirmar-se como um dos indiscutíveis no "onze" inicial, viveria, por razão dos títulos conseguidos e presença nas competições europeias, os seus melhores anos no futebol. Conquistaria a "dobradinha" de 1981/82, à qual ainda acresce mais um Campeonato (1979/80) e, no seu derradeiro de "Leão" ao peito (1982/83), uma Supertaça.
Surpreendentemente, ao serviço do Penafiel, o final da sua carreira seria anunciado, com o defesa a contar com apenas 29 anos. Lá está, aquilo que poderia ter sido o fim, apenas marcou a passagem para uma nova vida, que o levaria às mais diversas tarefas e episódios. Um deles, como Presidente do Sindicato dos Jogadores, fê-lo estar na linha da frente do badalado "Caso Saltillo".
José Eduardo, foi também um dos impulsionadores do futsal português. Por um lado, chegou a vencer, na função de seleccionador, o Europeu (não oficial) da modalidade, e por outro, ganhou a Taça Nacional de 1990/91 (percursora do Campeonato Nacional de Futsal) ao comando do Sporting. Paralelamente, tem investido no ramo da restauração e tem feito as suas aparições como comentador televisivo, de que são exemplo as suas recentes presenças em programas, por exemplo, da CMTV e da Bola TV.

Sem comentários: