408 - VÍTOR MANUEL


Aquando da entrada nos anos 70 do século passado, a Académica de Coimbra parecia querer habituar os seus adeptos à presença nas competições da UEFA. Para qualquer jovem da formação, ver o seu emblema nestas altas andanças é, pela certa, sinónimo de motivação extra. Com Vítor Manuel, ele que por altura da participação na brilhante campanha da Taça dos Vencedores das Taças de 1969/70, pertencia ao escalão júnior dos "Estudantes", não deverá ter sido muito diferente. Já como sénior, Vítor Manuel, nessa década ainda, veria a sua "Briosa" atingir as provas europeias por mais uma vez. Contudo, nessa temporada de 1971/72, e apesar de já ter idade, os planos para a vida do jovem polivalente (tanto jogava a médio, como a defesa), afastavam-no da equipa principal, passando maior parte do tempo com o grupo das "Reservas". Essa razão, fez com que nunca experimentasse a emoção de jogar numa dessas competições. Isso nunca diminuiu nele a paixão que sentia por envergar o negro daquelas camisolas. Fê-lo durante uma década, e mesmo sem ser uma das figuras de proa no plantel, Vítor Manuel, pelo que lá fez, tanto como futebolista como noutras funções, não passa ao lado da história do clube.
Se a sua carreira dentro do relvado não foi, por aí além, mediática, já a que o levou, como treinador, aos bancos de suplentes, deu-lhe uma visibilidade muito própria. Inconfundível no seu estilo, Vítor Manuel, o "mister", sempre incutiu às suas equipas um tom aguerrido que, vezes sem conta, lhes permitiu exceder-se na tabela classificativa. Apesar de muitas épocas como treinador principal no escalão maior do nosso futebol, uma das suas grandes recordações, muitas vezes referida pelo próprio, reporta-se à sua temporada de estreia e ao 4-4 conseguido em Alvalade, pela Académica - "Foi um jogo emocionante, com aquele golo do Ribeiro, marcado de livre mesmo no final, em que o Damas foi para um lado e a bola caiu devagar no canto da baliza. Impressionante, parece que estou a ver aquilo".
Depois de, por doença, ter feito um interregno no futebol, durante o qual o fomos vendo no papel de comentador desportivo, Vítor Manuel, nos últimos anos tem andado mais por África. Aliás seria em Angola, ao serviço do 1º de Agosto, que o técnico português venceria o seu primeiro título, a Taça daquele país.

Sem comentários: