420 - RODRIGÃO

Talvez já não se lembrem, mas a primeira vez que Rodrigão mostrou o seu futebol em Portugal, não foi quando em 1993 assinou pelo União da Madeira. Já dois anos antes, o médio tinha passado pelo nosso país. Já se lembram porquê? Pois bem, em 1991 foi por cá organizado o Mundial s-20. Na selecção do Brasil, por entre outras figuras que passariam pelos nossos campeonatos (Paulo Nunes; Ernesto Paulo), estava um tal rapaz que dava pelo nome de Rodrigo Dias Carneiro. Esse jovem promissor, que da formação do Fluminense saltara para os rivais do Flamengo, e que, também, já tinha vestido a camisola do Botafogo, no entanto, precisava de ganhar algum "calo". Como a sua utilização, nesses emblemas "cariocas", não era a esperada para alguém que tanto prometera, surge a decisão de experimentar a Europa como novo destino desportivo. Claro que relacionado com esta sua mudança, não é alheia a vontade do seu antigo seleccionador, Ernesto Paulo, que, entretanto, comandava os destinos do emblema madeirense, já acima referido. No Funchal, parece que precisavam de um médio talentoso, que desse alguma sustentabilidade ao meio do terreno. Em Rodrigão encontraram esse homem. Foi assim que, já depois de ter jogado a tal final de 1991 em Lisboa, o centrocampista "canarinho" voltou a brilhar em Portugal.
O próximo passo na sua carreira deu-o em Braga. No Sporting da "Cidade dos Arcebispos" voltou a assumir-se como um elemento importante para a estratégia do clube. Tal foi a maneira brilhante como se impos que de Espanha, rapidamente surgiram alguns convites. Assim, passado ano e meio da sua chegada ao Minho, Rodrigão parte para disputar a "La Liga" e ao serviço do Sporting Gijon, tentar mostrar aos "Nuestros Hermanos" os seus predicados. Contudo a experiência não correria de feição. Nem na capital das Astúrias, nem tem pouco com a mudança para o Málaga, que por esta altura militava nos escalões secundários espanhóis.
O seu regresso a Portugal, e ao Sp. Braga, clube que já lhe tinha permitido a experiência de jogar nas competições europeias, devolveu o atleta a palcos mais condizentes com o seu estatuto e qualidade. Mas ao contrario do que se esperaria, o médio já não voltaria a conseguir afirmar-se como dantes. Daí em diante voltou ao seu país e parece ter terminado a sua carreira na Arabia Saudita, no Al Hilal. Já agora, alguém sabe onde jogou entre 2001 e 2006? Eu não encontro registo nenhum!!!!

2 comentários:

Leonni Pissurno disse...

Olá! Parece que confundiram o Rodrigão. Sou pesquisador de futebol, sobretudo do Flamengo, e, pelas minhas anotações, ele teria encerrado a carreira em 2001 mesmo pelo Botafogo de Ribeirão Preto. Um abraço. Confira mais detalhes em: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Rodrigo_Dias_Carneiro .

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Boa tarde;

Muito obrigado pelo seu contributo. Realmente, desde que o jogador em questão deixou Portugal, que a sua carreira passou a ser uma incógnita para mim. Relativamente a essa história da Arábia, não sei se é certa. No entanto essa sua passagem vem registada em vários "sites", como por exemplo:

http://www.foradejogo.net/player.php?player=197205200002

http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=30565

Grande Abraço