1275 - LUIZ FERNANDO

Ao fazer toda a formação no Sport Club Internacional, seria também no emblema fundado na cidade de Porto Alegre que Luiz Fernando, na temporada de 1990, faria a estreia no patamar sénior. Lançado pelo treinador Ernesto Guedes no plantel principal, depressa o médio conseguiria chamar a atenção de outros intervenientes. Ao destacar-se na agremiação do Estado do Rio Grande do Sul pelas suas belíssimas exibições, acabaria chamado aos trabalhos das jovens equipas sob a alçada da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Integrado no grupo sub-20, participaria e ajudaria a vencer, dentro da referida categoria, o Campeonato Sudamericano de 1991. Meses depois, voltaria a ser convocado por Ernesto Paulo, técnico com passagens pelo União da Madeira, para disputar o Campeonato do Mundo sub-20 organizado em Portugal. Com a final agendada para o Estádio “da Luz”, o esquerdino marcaria presença na derradeira peleja do torneio, mas acabaria por ver o “Conjunto das Quinas” a erguer o troféu.
Seria grandemente por razão dessas participações além-fronteiras que Luiz Fernando, pela mão do empresário Manuel Barbosa, acabaria contratado pelo Sporting de Braga. Tendo ainda participado na edição de 1992 do Campeonato Gaúcho, competição que o Internacional venceria, o médio chegaria ao Minho como um dos grandes reforços do plantel “arsenalista” para a campanha de 1992/93. Porém, mesmo com o estatuto que auferia pela altura da apresentação aos adeptos, a verdade é que o jovem atleta, sob a orientação do treinador Vítor Manuel, pouco participaria nos desafios do conjunto bracarense. Com apenas 7 partidas disputadas para o Campeonato Nacional, o médio sairia a meio da época de chegada a Portugal e com o destino a levá-lo ao outro lado da fronteira.
Depois de rubricar contrato com o Real Madrid, Luiz Fernando, no período vivido na capital espanhola, acabaria por passar grande parte do seu tempo integrado no conjunto “B”. Sem grande sucesso a retirar da experiência “merengue”, a não ser as partidas disputadas no 2º escalão, o médio, em 1994, retornaria ao país natal. Ao voltar também a envergar a camisola do Internacional de Porto Alegre, o atleta, a partir desse momento, começaria um périplo que, em quase toda a extensão da sua caminhada enquanto futebolista, levá-lo-ia, numa constância bastante elevada, a mudar várias vezes de emblema. No referido trajecto, durante o qual representaria mais de uma dúzia de diferentes clubes, há que destacar a sua passagem pelo Cruzeiro. Na agremiação de Belo Horizonte voltaria a destacar-se pelas boas exibições e acabaria por ajudar, em 1996, à conquista do Campeonato Mineiro e da Taça do Brasil.
Terminada a carreira de desportista em 2004, Luiz Fernando ainda voltaria a ligar-se à modalidade. Juntamente com um grupo de amigos, em 2005, na cidade de Palmares do Sul, fundaria o Esporte Clube Vila Seca, colectividade vencedora de 5 edições do Campeonato Municipal. Hoje em dia, afastado do futebol, o antigo médio dedica o tempo à gestão dos seus negócios na área da construção civil.

Sem comentários: