35 - MANUEL FERNANDES

Diz-se de Manuel Fernandes não saber ganhar ao Sporting! Não sei se alguma vez o fez, mas de uma coisa tenho a certeza: para alguém que diz que "mais do que qualquer golo ou qualquer jogo, o maior momento de glória da minha vida foi aquele em que vesti, pela primeira vez, a camisola do Sporting"*, deve ser de grande angústia ter que lutar contra o clube do seu coração.
Sempre foram 12 anos de "Leão" ao peito. E se acrescentarmos a esse tempo, o passado no Sarilhense, na CUF e no Vitória de Setúbal, temos uma vida de futebolista que rondou as 2 décadas. Ora, numa tão longa carreira, Manuel Fernandes terá muitas histórias para contar. Um dos episódios que recordo com maior estranheza, passou-se no final da época de 1985/86. O avançado, à beira dos 35 anos, tinha acabado de sagrar-se como o Melhor Marcador do Campeonato Nacional. Tudo apontava para a sua convocatória para o Campeonato do Mundo. Porém, contra todas as expectativas, José Torres deixou o ponta-de-lança de fora do México 86.
A sua luta agora é outra. Regressou o ano passado ao comando técnico do Vitória de Setúbal, e, tal como na época transacta, brigará pela permanência do clube sadino na divisão maior do nosso futebol.

*retirado do artigo publicado em http://tesouroverde.blogspot.com, a 08/07/2009

1 comentário: