599 - RAÚL

Todos nós identificamos Raúl como um dos símbolos do Real Madrid, certo? E então, se vos disser que foi com as cores do Atlético de Madrid que o avançado começou a ganhar destaque!!!
Pois é, tinha 13 anos quando o seu pai o levou a treinar com os “Colchoneros”. O sucesso foi imediato. Golos atrás de golos, levavam a crer que ali estava uma das maiores pérolas dos da capital espanhola. É então que Jesus Gil y Gil, polémica personagem da história do clube, decide terminar com as camadas jovens. Ora, sem lugar para praticar a modalidade que tanto o apaixonava, Raúl muda-se para os rivais do Real Madrid.
Após terminada a formação, os passos iniciais com a principal camisola dos “Merengues”, surgiriam na temporada de 1994/95. Logo nesse primeiro instante, Raúl, ao bater o recorde de jogador mais novo de sempre a vestir as cores seniores do clube, mostraria que estava ali para assegurar um lugar na história do Real Madrid.
Bem, é certo que numa equipa como a sua, a probabilidade de se atingirem bons resultados é grande. Ainda assim, Raúl, numa carreira que teve 16 anos de Real Madrid, conseguiu desafiar todas as estatísticas. Os números, sem qualquer margem para especulações, falam por si. Eles dizem-nos que Raúl foi considerado, por 5 vezes, o melhor jogador da Liga espanhola; dizem-nos também, que venceu 2 “Pichichis” (troféu para o melhor marcador de “La Liga”). E nisto de vitórias, que tal referir as 6 “La Ligas”, as 4 Supertaças, as 2 Taças Intercontinentais, a Supertaça Europeia e as 3 “Champions” conquistadas?!
Nesta senda dos triunfos, e na imortalidade que trazem a quem os alcança, há que dizer que a Liga dos Campeões desempenhou um papel preponderante na carreira de Raúl. Sem dúvida alguma, os 3 troféus que ajudou a vencer, são os momentos mais altos por si vividos. Contudo, no plano estritamente pessoal, se é que no futebol assim se pode falar, também o avançado escreveria o seu nome nos anais da competição. Ora, durante algum tempo, foram de sua pertença importantes recordes. Raúl chegou a ser o melhor marcador e o atleta com mais presenças na história da competição. Foi, em 1999/00 e em 2000/01, o goleador máximo do torneio. E é, apenas como curiosidade, o único futebolista que conseguiu marcar golos, consecutivamente, durante 14 partidas.
Apesar das glórias que viveu no Santiago Barnabéu, a ligação com o Real Madrid acabaria por ter o seu fim. Após ter conseguido tornar-se no jogador com mais partidas disputadas e golos concretizados pelo clube, o avançado, no Verão de 2010, mudar-se-ia para a Alemanha.
Após ter assinado pelo Schalke 04, seria na “Bundesliga”, e também na “Champions”, que Raúl prosseguiria a sua caminhada de êxitos. É certo que já longe dos seus anos áureos, o atacante continuaria a demonstrar enormes qualidades. Como um os dos principais elementos no plantel, os seus golos acabariam por ser um dos tónicos para as vitórias do conjunto germânico na Taça e Supertaça daquele país.
Já em 2014, e depois de, no ano anterior, ter anunciado que no Al-Sadd (Qatar) terminaria o seu percurso nos relvados, Raúl decide que ainda não era a hora certa para se aposentar! Segue viagem para os Estados Unidos, e em Nova Iorque assina contrato pelo legendário Cosmos.

Sem comentários: