985 - ROBERT KELLY

Ainda que ao trocar a escola pelo trabalho nas minas, Robert Kelly não deixaria esmorecer o entusiasmo pelo futebol. Ashton White Star, Ashton Central, Earlestown Rovers e St Helens Town, no caminho até à profissionalização, dariam ao jovem praticante o ensejo de alimentar a sua paixão. É então que, em Novembro de 1913, surge a proposta do Burnley. Os “Clarets” eram por essa altura uma das melhores equipas em Inglaterra e, por essa razão, a oportunidade era faustosa. Ainda que de forma progressiva, o avançado seria lançado na equipa. Pouco depois da sua chegada, faria a estreia pelo conjunto principal e, frente ao Aston Villa, brindaria esse arranque com o primeiro golo no novo emblema.
Na temporada de 1913/14 o Burnley chegaria à final da Taça de Inglaterra. Apesar de não participar na referida campanha, para Robert Kelly, ou Bob Kelly, as sementes da sua afirmação seriam lançadas durante essa época vitoriosa. Todavia, o começo da Grande Guerra forçaria as rivalidades desportivas a um interregno. Com o Armistício de Compiègne assinado e com o retomar da Liga Inglesa, a equipa de Lancashire voltaria em grande força. Em 1919/20 o conjunto ficaria em 2º lugar para, com 23 golos marcados pelo atacante, acabar por vencer a competição na época seguinte.
Por altura da vitória na Liga já Robert Kelly tinha chegado à principal selecção inglesa. Com a estreia, numa partida frente à Escócia, a acontecer em Abril de 1920, o registo total do avançado seria de 14 internacionalizações e 8 golos. Também a nível de clubes, o seu trajecto tornar-se-ia invejável. A habilidade que, no sector mais adiantado, permitia que jogasse como extremo ou como interior, faria com que acabasse por ser visto como um dos praticantes icónicos das décadas de 20 e 30. O estatuto do atleta seria de tal maneira valorizado que, aquando da sua transferência do Burnley para o Sunderland, a maquia envolvida no negócio transformar-se-ia num recorde.
A curta passagem pelo Sunderland precederia a sua transferência para o Huddersfield. O regresso ao Noroeste inglês, mesmo sem a conquista de títulos, traria ao avançado momentos inesquecíveis. Os dois segundo lugares conseguidos nas temporadas de 1927/28 e 1928/29, serviriam de aperitivo para a dupla presença na final da Taça de Inglaterra. Infelizmente para o atleta, em ambas as partidas disputadas, as vitórias sorririam aos conjuntos adversários.
Preston North End e Carlisle tornar-se-iam nos derradeiros emblemas da caminhada de Robert Kelly, enquanto atleta. No último clube, o avançado, já na função de treinador-jogador, acabaria por fazer a transição entre os relvados e o banco de suplentes. O Stockport County, na temporada de 1936/37, marcaria o começo, em exclusivo, do seu trajecto como treinador. Porém, um novo conflito armado voltaria a interromper a sua carreira. Só com o fim da 2ª Guerra Mundial é que o antigo atacante regressaria a actividade desportiva. A partir desse momento, a sua escolha recairia no estrangeiro. Em 1946 aterraria em Portugal para comandar o Sporting. Essa época coincidiria também com primeira em que os “Cinco Violinos” actuaram todos juntos. O resultado não poderia ser o melhor e o seu palmarés, nos 2 anos após a sua chegada, seria colorido por 2 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 2 Campeonatos de Lisboa e 1 Taça de Honra da AFL.
Famalicão, os suíços do St. Gallen, o campeonato holandês ao serviço do Heerenveen e do AZ Alkmaar preencheriam aquilo que foi o seu currículo como técnico. Por fim, e antes de decidir retirar-se, uma última experiência pelos galeses do Barry Town.

Sem comentários: