992 - JOSÉ ALBANO


Com um percurso feito, na sua maioria, pelos escalões secundários do futebol nacional, as excepções a essa conjuntura resultariam em alguns episódios curiosos. Ora, sendo José Albano natural de Sesimbra, seria no emblema local que o avançado começaria a carreira. Mesmo tendo terminado a formação no Vitória de Setúbal, o emblema sesimbrense acabaria por apadrinhar a sua estreia como sénior. Depois dessa campanha inicial, ocorrida em 1979/80, duas temporadas mais, com mais uma de interregno ao serviço do Paio Pires, catapultariam o atleta para outros patamares. Com o Sesimbra entretanto a disputar a 2ª divisão, aparece o Desportivo de Chaves interessado na sua contratação. Naquilo que podemos classificar como um crescimento exponencial, bastaria uma temporada em Trás-os-Montes para que surgisse uma oportunidade no nosso principal Campeonato.
A sua estreia na 1ª divisão, para surpresa de muitos, ocorreria num dos “3 grandes” do futebol português. A boa campanha realizada com o “blaugrana” flaviense terminaria, para a temporada de 1985/86, com a sua transferência para o FC Porto. Porém, já nas “Antas”, as oportunidades conseguidas pelo avançado seriam poucas. Pelos comandados de Artur Jorge, que, para a sua posição, tinha como preferido o argelino Madjer, ainda conseguiria participar numa das partidas do Campeonato. Nessa 8ª jornada, o extremo-direito seria escalonado frente ao Belenenses, para entrar no “onze” inicial. Todavia, com os “Dragões” a perder após os primeiros 45 minutos, José Albano, ao intervalo, acabaria substituído por Vermelhinho.
Esse encontro isolado, disputado no Estádio do Restelo, acabaria por consagrar José Albano como campeão nacional. No entanto, nem aquele que acabaria por ser o maior título da sua carreira como futebolista, seria suficiente para, nos anos seguintes, manter o atleta no maior escalão nacional. Sporting de Espinho e Tirsense transformar-se-iam nos capítulos imediatos de um percurso que, em 1988/89, voltaria à 1ª divisão. O regresso inscrevê-lo-ia na história de outro clube. Ao representar a AD Fafe na já referida época, o avançado faria parte do único grupo que jogaria pela equipa minhota no patamar máximo do futebol português. Para além desse marco, a sua passagem pelo conjunto do distrito de Braga acabaria, ao estar presente na maioria das partidas, por ser também a sua melhor temporada profissional.
José Albano ainda teria mais duas aparições na 1ª divisão. Numa carreira um tanto ou quanto errática, com o Louletano também fazer parte dessa caminhada, seriam o Estrela da Amadora e o Campomaiorense que o devolveriam aos maiores palcos. Sem grandes resultados nessas campanhas, e falta de oportunidades daí em diante, o avançado acabaria por regressar ao Sesimbra. No emblema da terra natal viveria a última parte da sua carreira. Os anos que aí passaria consagrariam o clube como o mais representativo da sua caminhada desportiva. Também por parte dos dirigentes da colectividade o reconhecimento não tardaria e em 1999, o atacante, ainda em actividade, seria premiado pela sua dedicação.

Sem comentários: