1020 - BRUNO GIMÉNEZ MARIONI

Os primeiros anos como profissional no Newell’s Old Boys e uma curta passagem pelo Estudiantes, transformariam Bruno Giménez numa das grandes promessas do futebol argentino. Com essa ideia bem patente, os responsáveis do Sporting decidir-se-iam pela contratação do avançado, ao conjunto sediado em La Plata. Contudo, nada do que vinha a prometer haveria de transformar-se numa matéria de sólida consistência. Após a sua chegada a Alvalade, o extremo-esquerdo, ainda assim, conseguiria conquistar um número razoável de oportunidades. Mostrando até ser um atacante virtuoso, o que mereceria maior destaque na sua prestação seria a inconstância exibicional demonstrada durante essa campanha de 1997/98.
Pior ficaria a vida do atacante após a chegada de Mirko Jozic ao comando técnico leonino. Com o acréscimo de notícias sobre as suas azáfamas noctívagas, o treinador croata acabaria por pôr de parte o atacante. Com poucas partidas disputadas durante essa segunda campanha em Portugal, a Bruno Giménez pouco mais restaria do que dar seguimento à sua carreira noutro clube. Surgiria então o interesse do Independiente. Num negócio que acabaria por ser algo curioso, com o empresário Marcelo Simonian a ficar dono dos direitos financeiros numa futura transferência, o esquerdino acabaria por voltar ao seu país. O regresso à Argentina, em abono da verdade, faria bem ao atleta. Participando no Torneio de Clausura 2000, o atacante voltaria a exibir-se a um bom nível e, acima de tudo, recuperaria a “veia goleadora” que tanto tinha ajudado à sua promoção.
Após conseguir o 2º lugar na tabela dos Melhores Marcadores, de Espanha surgiria um novo convite. Já conhecido como Bruno Marioni, apelido adoptado em honra do seu pai e do avô paterno, o atacante abraçaria um novo projecto na “La Liga”. Com o Villarreal recém-promovido, a época de 2000/01 daria ao avançado a oportunidade de disputar o escalão máximo espanhol. Mais uma vez, as coisas não sairiam perfeitas. Ainda que distante daquilo que tinha mostrado na primeira aventura pela Europa, o jogador não conseguiria convencer unanimemente os responsáveis dos emblemas por ele representados. Alternando períodos entre a Argentina e o país de “Nuestros Hermanos”, o jogador passaria pelo Tenerife e por dois regressos ao Independiente.
Com tanta atribulação no percurso profissional, a temporada de 2003/04 traria, finalmente, alguma estabilidade ao futebolista. Tendo mudado a carreira para o México, seria ao serviço do Pumas UNAM que, de uma vez por todas, Bruno Marioni cimentaria tudo aquilo que durante anos vinha a prometer. Logo na campanha de estreia, juntaria o título de campeão no Torneio de Clausura ao 1º lugar na classificação dos Melhores Marcadores. No ano seguinte seria a vez de, na Copa Sudamericana, conseguir sagrar-se o goleador máximo. Ainda no que diz respeito a prémios individuais, o atacante não ficaria por aqui. Tendo sido transferido para o Toluca, o avançado atingiria o lugar cimeiro na tabela de golos do Torneio de apertura de 2006.
A última parte da sua caminhada como futebolista não seria desprovida de sucessos. No Boca Juniors, por onde passaria após a primeira experiência no México, ajudaria a vencer a edição de 2007 da Copa dos Libertadores. Depois, e novamente no país da América Central, as derradeiras etapas e as cores do Atlas, Pachuca e Estudiantes Tecos.
Após “pendurar as chuteiras” em 2010, ainda demoraria alguns anos para voltar à modalidade. Com tempo de sobra, o argentino passaria a dedicar-se a outra das suas paixões desportivas – “Desde pequeno que gosto de automobilismo. Sempre fui um fanático apaixonado por carros. Entretanto conheci Leonel Pernía, que é um piloto muito famoso na Argentina. Ficamos amigos e ele incentivou-me a correr”*. Mesmo a competir na Fiat Línea Competizione, o apelo do futebol seria mais forte. A partir de 2016, Bruno Marioni assumiria novas funções. Com carreira feita no México, é como treinador que agora se apresenta.

*retirado do artigo de Sérgio Pereira, publicado a 6 de Maio de 2010, em https://maisfutebol.iol.pt

Sem comentários: