265 - LIMA

Para a escolha do avançado do ano, talvez a opção mais lógica seja o nome que venceu a disputa para o Melhor Marcador do Campeonato. Contudo, os leitores deste “blog” disseram que tal não é certo e a sua escolha apontou para o brasileiro Lima.
Não sei se posso dizê-lo, mas acho que foi com toda a justiça que tal distinção acabou atribuída ao avançado do Sporting de Braga. Ora vejamos: os golos que concretizou foram, em número, idênticos aos do vencedor do referido troféu. Esses 20 remates certeiros do "Guerreiro do Minho" só não serviram para conquistar o lugar cimeiro da tabela, pois, no factor de desempate estipulado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Lima, nas jornadas que completaram o Campeonato Nacional, participou em mais partidas do que o seu oponente directo, o paraguaio Óscar Cardozo.
Por essa razão ou no motivo que levou os leitores do "Cromo Sem Caderneta" a eleger Lima, com certeza que foram tidos em conta outros factores, também eles de grande importância. Um dos que logo há a destacar é o facto das equipas onde estão inseridos os dois jogadores, serem diferentes. Sem desprimor para o Sporting de Braga, muito menos para aqueles que compõem o grupo de trabalho minhoto, o Benfica é sempre tido como, potencialmente, superior, o que, para o caso da disputa dos goleadores, faz com que o esforço de Lima para atingir a marca dos 20 golos seja aferida com maior louvor. Se a esta circunstância ainda adicionarmos a dianteira que Cardozo chegou a levar sobre os oponentes, então ainda mais valor merece o mérito do atleta bracarense.

Sem comentários: