427 - ESMORIZ

Nasceu longe da homónima freguesia do concelho de Ovar. A sua carreira também passou ao lado dessa mesma localidade, já que foi em Lisboa, terra da sua naturalidade, que o antigo atleta cumpriu grande parte do percurso enquanto futebolista. Começou nos seniores do Atlético na temporada de 1969/70 e no popular emblema “alfacinha” iniciou a actividade desportiva como defesa. Foi igualmente nessas funções que deixou o clube do bairro de Alcântara para, na campanha de 1975/76, rumar aos vizinhos, e talvez os maiores rivais, do Belenenses. Traição ou não, a verdade é que no clube do Restelo conseguiu projectar-se para uma carreira muito interessante. Nesse sentido, os da "Cruz de Cristo” permitiram-lhe grande parte das partidas disputadas no mais importante escalão luso. Foram também os “Azuis” a transformá-lo num médio-centro e a permitirem ao jogador a estreia nas competições de cariz continental.
Na Taça UEFA de 1976/77, por mais histórias que possam ter havido durante o seu percurso no futebol, Esmoriz viveu um momento inolvidável. Frente ao FC Barcelona, é certo que o Belenenses foi eliminado. No entanto, enganam-se os que pensam que tal passagem foi fácil para o conjunto catalão. É verdade, contra a equipa que, entre outras estrelas, contava com nomes como os neerlandeses Johan Cruyff ou Neeskens, os portugueses souberam bater-se de igual para igual. O saldo das duas mãos foi 5-4, mas, para além do empate conseguido em casa por 2-2, a equipa lisboeta foi a Camp Nou sem qualquer temor e, espantam-se, só sofreu o golo que decidiu a ronda a 3 minutos do fim do tempo regulamentar.
 Após 5 temporadas com as cores do Belenenses, aos 30 anos de idade, ao atleta surgiu a oportunidade de dar outro passo na carreira e ao convite do Sporting, Esmoriz não virou a cara. No entanto, a concorrência era enorme e o centrocampista raramente teve a chance de mostrar os predicados que tinham levado os “Leões” a apostar em si. Ainda assim, após uma primeira campanha deveras modesta, o inglês Malcolm Allison, contratado para a campanha de 1981/82, haveria de mantê-lo no plantel e a opção do mencionado técnico, assente na entrega e abnegação demonstrada pelo jogador, fez com o seu nome constasse na lista de vencedores do Campeonato Nacional de 1982/83.
Depois dessa vitória, Esmoriz abandonou o Sporting e deixou também os palcos da 1ª divisão. Daí em diante vogou pelos escalões secundários onde ainda vestiu as camisolas de Penafiel, União de Leira, Estoril Praia e Cova da Piedade.

Sem comentários: