926 - BRIGUEL

Nuno Miguel Pereira Sousa, mais conhecido por Briguel, ganharia a alcunha pela comparação com o antigo internacional alemão Hans-Peter Brigel. Tal como o germânico, o jovem jogador também sabia posicionar-se nas laterais do sector mais recuado. Evoluindo tanto à direita como na esquerda, o defesa atravessaria os diversos escalões de formação, até que, nos finais da década de 90, faria a estreia nas categorias seniores do Marítimo.
Com a presença nas “escolas” maritimistas a remontar aos seus 7 anos de idade, a estreia de Briguel na primeira categoria do emblema funchalense seria precedida também por alguns períodos no conjunto “B” e, em 1999/00, na AD Camacha*. Após a passagem por aquele que era, à altura, o “satélite” do Marítimo, Briguel não voltaria a experimentar outro clube. Na colectividade sediada no Estádio dos Barreiros, o defesa cumpriria a quase totalidade dos 18 anos como profissional. Tendo sido chamado ao banco de suplentes ainda na época de 1998/99, a primeira partida na equipa principal jogá-la-ia apenas na temporada de 2000/01. Esse desafio frente ao Alverca, referente à 1ª jornada da referida campanha, marcaria o começo de uma caminhada que o levaria a tornar-se num dos grandes símbolos da colectividade.
Muitos factores contribuiriam para a estima alcançada ao longo desses anos. Logicamente, um deles seria a fidelidade demonstrada. Apesar do assédio de outros emblemas, Briguel acabaria por nunca sair para outro conjunto - "Ao longo da minha carreira, cheguei a ter conversações com outros clubes, mas nunca chegaram a bom porto. E também entendi que devia retribuir tudo o que o Marítimo fez por mim"**. Outra causa desse seu estatuto seria o peso nos sucessos alcançados pelo colectivo. As diversas qualificações para as competições europeias, com a sua estreia a acontecer frente aos ingleses do Leeds United, ou a chegada à final da Taça de Portugal de 2000/01, seriam algumas das façanhas que ajudariam a cimentar a sua carreira.
Depois de, no final de 2015/16, ter posto um ponto final na sua carreira como atleta, Briguel manter-se-ia ligado à modalidade e ao clube. Após quase 350 partidas disputadas no principal escalão nacional e diversos anos a envergar a braçadeira de capitão, o reconhecimento pela sua entrega surgiria na forma de um novo desafio. Sobrinho do Presidente Carlos Pereira, o internacional sub-21 português, com presença no Europeu 2002, seria convidado a trocar os relvados pelos bastidores. Tendo sido nomeado na temporada de 2017/18, o antigo defesa ocupa o cargo de Director Desportivo para o futebol.

*informação retirada de artigo publicado www.ojogo.pt, a 16/04/2014
**retirado do artigo de André Cruz Martins, publicado em relvado.aeiou.pt, a 08/11/2011

Sem comentários: