950 - DOMINGOS LOPES


Domingos Lopes, alentejano de nascença, haveria de surgir para o futebol um pouco mais a Sul. No Algarve, com as cores do Lusitano de Vila Real de Santo António, o extremo emergiria das camadas jovens para, na transição da década de 20 para a de 30, brilhar na categoria principal dos do Sotavento. Pela delegação do Sport Lisboa Benfica, daria um enorme contributo para alguns dos títulos conquistados por essa altura. Tendo vestido a camisola do clube por diversas temporadas, o apogeu da sua passagem pelos “Diabos Algarvios” viria com as conquistas de 3 Campeonatos regionais.
Apesar do sucesso alcançado nas competições algarvias, seria a participação no Campeonato de Portugal que viria a sublinhar a sua qualidade. Não podendo mostrar-se indiferente a tão categórica demonstração de classe, o Benfica decide chamá-lo para a “casa mãe”. Tendo chegado a Lisboa na temporada de 1933/34, o atacante depressa conseguiria afirmar-se como um dos bons jogadores do plantel sénior. Podendo colocar-se à esquerda ou na direita do ataque, a sua contribuição para os êxitos das “Águias” ficaria nos anais do clube lisboeta. Apesar de não ter entrado em campo na campanha que levaria à conquista do Campeonato de Portugal de 1934/35, a vitória como que serviria de tónico para a sua participação no primeiro “tri” do futebol português.
Com a criação do Campeonato da Liga da 1ª divisão na temporada de 1934/35, a 2ª edição da prova daria início a um ciclo glorioso, até então inalcançado por qualquer um dos emblemas nacionais. Com Domingos Lopes a assumir-se como uma das estrelas das referidas campanhas, o Benfica venceria 3 provas consecutivas. Sendo, muito à custa das suas assistências, um dos mais utilizados pelo treinador húngaro Lippo Hertzka e também por Vítor Gonçalves, o extremo tornar-se-ia num dos pilares de tais conquistas. Curiosamente, seria ainda antes dos troféus alcançados com a camisola encarnada que Domingos Lopes vestiria as cores da selecção nacional. Em Março de 1934, com ambas as partidas a contar para a Fase de Qualificação do Mundial, Ribeiro dos Reis haveria de eleger o avançado benfiquista como um dos titulares no duplo confronto com a congénere espanhola.

Sem comentários: