1110 - RAÚL MEIRELES

Com uma caminhada formativa que, muito mais do que prometer, pareceu logo querer confirmar em si um futuro risonho, os primeiros anos de Raúl Meireles nas “escolas” do Boavista encaminhá-lo-iam para os trabalhos das jovens selecções nacionais. Com passagem por diversos escalões, a sua presença nos sub-16, com a vitória no Euro 2000, dar-lhe-ia o primeiro grande título. Seguir-se-iam as chamadas aos patamares seguintes e, já nos sub-21, a conquista da edição de 2003 do Torneio de Toulon.
Claro está que, por altura dessa última vitória, já o médio tinha iniciado o seu trilho enquanto sénior. Depois de terminada a formação nos “Axadrezados” e dos dois anos passados, a título de empréstimo, na divisão de honra e no Desportivo das Aves, o regresso ao Bessa confirmá-lo-ia como um praticante preparado para embates bem mais desafiantes. Ao assumir-se como titular nessa temporada de 2003/04, seria o FC Porto que, no final da referida campanha, tomaria a decisão de apostar na sua contratação.
Com a presença nos Jogos Olímpicos de Atenas a atrasar a sua integração, também a instabilidade vivida na sua época de estreia no Dragão, com a presença de 3 treinadores diferentes, afectaria as prestações do médio. Já no ano seguinte, a entrada de Co Adriaanse para o comando técnico dos “Azuis e Brancos” voltaria a trazer algumas dificuldades ao jogador. Só na segunda metade da temporada de 2005/06 é que o centrocampista passaria a marcar presença em campo, com regularidade. Porém, ainda nesse ano, seria acrescentado ao seu currículo a conquista do Campeonato Nacional. Com esse triunfo, o FC Porto daria início a uma caminhada que, com mais 3 vitórias nos 3 anos seguintes, traria aos escaparates do clube, e ao palmarés de Raúl Meireles, a glória do “Tetra”.
As vitórias em mais 3 Taças de Portugal e 3 Supertaças, o estatuto de internacional “A” conquistado a partir de 2006 e a presença no Euro 2008 e Mundial 2010, proporcionariam a Raúl Meireles inflacionar o seu já alto valor. Na sua peugada apareceriam então os grandes colossos europeus. A escolha do médio, já depois de encetada a temporada de 2010/11, recairia pelo ingresso no Liverpool. No conjunto de Merseyside assumiria um papel de relevância. Contudo, o apelo de André Villas-Boas, já no começo da campanha seguinte, faria com que mudasse de camisola. A defender as cores do Chelsea, e mesmo com a saída do treinador português, o médio manter-se-ia como uma das peças fulcrais na estratégia do grupo londrino. Conservando a titularidade ao longo da época, a sua importância seria crucial na conquista da Taça de Inglaterra e, apesar de ter falhado a final, na vitória na Champions League.
Surpreendentemente, e mais uma vez com a temporada já a decorrer, Raúl Meireles deixaria os “Blues” para abraçar a proposta do Fenerbahçe. Apesar da mudança poder querer significar alguma quebra de rendimento, o médio continuaria a mostrar como intactas todas as suas habilidades. Sendo um jogador importante na construção ofensiva e defensiva, manter-se-ia, mesmo após a sua mudança para a Turquia, como um elemento importante para a equipa nacional. Por Portugal, depois da participação no Euro 2012, segurar-se-ia como uma opção mais do que válida para o seleccionador Paulo Bento. Com as cores lusas participou ainda no Mundial de 2014, averbando para a sua carreira um total de 76 internacionalizações.
No emblema de Istambul viveria os derradeiros anos da carreira e, por inerência, venceria também os últimos troféus. 1 Campeonato, 1 Taça e 1 Supertaça da Turquia, não seriam, no entanto, suficientes para inspirar a sua continuidade na modalidade. Ao terminar o contrato com o Fenerbahçe em 2016, Raúl Meireles afastar-se-ia, de vez, do universo competitivo – “Tudo o que envolve o futebol começou a fazer-me um pouco de confusão e comecei a ficar um pouco cansado por isso mesmo (…). Eu já disse a muita gente que nunca me vão ver no futebol, mas depois às vezes ponho-me a pensar e eu não sei o que vou sentir daqui a uns anos”*.

*retirado do artigo publicado em https://tribunaexpresso.pt, a 08/10/2019

Sem comentários: