1154 - POLEKSIC

Seria já como um futebolista experiente que Poleksic entraria em Portugal para reforçar o Desportivo de Chaves. Vindo do Hajduk Kula, a chegada ao emblema transmontano na temporada de 1996/97, revelaria um guardião que, apesar do físico imponente, muitas vezes acabaria criticado pela inconstância exibicional. Talvez por essa razão, o atleta montenegrino haveria de encontrar algumas dificuldades em impor-se no “onze” flaviense. Em 2 temporadas participaria em pouco mais do que meia dúzia de pelejas e, em 1998, decidiria mudar o rumo à sua carreira.
A transferência para o Campomaiorense, daria ao guarda-redes uma maior visibilidade. Ao ser chamado a jogar grande parte das jornadas do Campeonato Nacional de 1998/99, Poleksic veria a sua cotação subir. Para melhorar ainda o seu valor, a Taça de Portugal, desse mesmo ano, serviria para que vivesse um dos momentos altos da sua caminhada competitiva. Depois de ajudar os “Galgos” a atingir a final da “Prova Rainha”, o guardião também marcaria presença no derradeiro “match” da competição. No Estádio Nacional do Jamor acabaria escalonado como titular. Porém, não seria capaz de desviar o remate de Ricardo Sousa e, com isso, evitar a vitória do Beira-Mar por 1-0.
Após a primeira temporada realizada com as cores da colectividade alentejana, começariam a emergir alguns emblemas que, de Espanha, passariam a rondar o atleta. No entanto, nenhum dos “namoros” daria a azo a uma união – "Quero esquecer tudo. É verdade que houve uma proposta do Alavés e de outro clube espanhol. Não escondo que desejava actuar nesse campeonato, um dos melhores no Mundo. Mas creio que vou ficar em definitivo no Campomaiorense, esta temporada. O melhor é não falar mais deste assunto"*.
Ironicamente, depois de recusadas as propostas endereçadas da “La Liga”, Poleksic haveria de começar a perder alguma preponderância nas estratégias do Campomaiorense. Depois de 2 temporadas em que, mais uma vez, poucas seriam as vezes em que veria o seu nome arrolado para os desafios das provas nacionais, o guardião regressaria ao norte do país. Como atleta do Sporting de Espinho, ainda que na 2º divisão, o guardião voltaria a destacar-se como um dos elementos mais importantes no grupo de trabalho.
Mesmo com a sua preponderância a ser sublinhada por boas exibições, os “Tigres”, na época 2001/02, transformar-se-iam no derradeiro emblema de Poleksic em Portugal. Após uma única temporada com os da Costa Verde, seguir-se-ia o regresso aos Balcãs. De entre vários clubes representados, destaque para os anos com o FK Indjija. Na agremiação sediada na Província de Vojvodina, o guarda-redes acompanharia o conjunto nas diversas subidas de escalão, na chegada ao patamar máximo e, na temporada de 2010/11, tornar-se-ia no atleta mais velho de sempre a jogar na 1ª divisão sérvia.
Depois de mais um ano ao serviço do Hajduk Belgrado, 2012, com o guardião já bem acima dos 40 anos de idade, representaria o fim da sua carreira de futebolista. Poleksic, manter-se-ia ligado à modalidade, mas em tarefas diferentes. Como treinador de guarda-redes, para além da passagem por alguns clubes, realce para o trabalho realizado nas camadas jovens da selecção sérvia e, desde 2019, nos sub-21 do Azerbaijão.

*retirado do artigo de Nuno Martins, publicado em www.record.pt, a 27/07/1999

Sem comentários: