1169 - DJOINCEVIC

Com um físico corpulento e uma barba cerrada a ajudar ao aspecto de durão, Djoincevic, dentro de campo, também não era “pêra doce” para os avançados. Logo nos primeiros anos como sénior, ainda com as cores do modesto Zarkovo, essa seria a imagem que deixaria em jogo. Seguir-se-ia, na sua ainda curta carreira, o Crvenka e a subida de mais uns patamares na escala competitiva da antiga Jugoslávia. Esse capítulo, ainda nos patamares secundários, serviria para dar traquejo ao atleta e de transição para mais um degrau ascendido. A subida levaria o defesa ao escalão máximo do seu país e em direcção à senda trilhada ao serviço do FK Rad Beograd.
O emblema do bairro de Banjica, com ambições de monta maior, ajudaria a afirmar o defesa como um praticante de gabarito. Como um dos esteios no centro do sector mais recuado, o jogador ajudaria o colectivo a cumprir metas de “ambição europeia”. Depois do 4º posto da tabela classificativa alcançado com o final da temporada de 1988/89, a campanha seguinte traria ao calendário competitivo do conjunto sediado na capital Belgrado, a presença na Taça UEFA. Com o sorteio a ditar um embate entre o FK Rad e o Olympiacos, os gregos acabariam por passar à eliminatória seguinte. No entanto, a 1ª mão ditaria uma vitória caseira para os jugoslavos, com Cedomir Djoincevic a marcar um dos golos.
A temporada de 1989/90, a mesma do desafio com a agremiação helénica, terminaria, mais uma vez, com FK Rad nos lugares cimeiros da tabela e com o futuro de vários elementos do plantel a ser projectado de forma risonha. No início da época seguinte, numa altura em que já partilhava o balneário com, o agora bem conhecido, Ljubinko Drulovic, chegaria a Djoincevic o convite para, em direcção a um país estrangeiro, deixar o clube. O desafio surgiria de Portugal e do Salgueiros. Em Paranhos, com a colectividade a ser orientada pelo técnico jugoslavo Zoran Filipovic, o defesa iria juntar-se ao plantel de 1990/91 e encontrar-se com uma série de elementos vindos dos balcãs.
Ao lado de nomes como Jovica Nikolic, Dragan Djukic, Stevan Milovac ou Enes Basic, a maturidade acrescida pela contratação de Djoincevic, levaria o Salgueiros, logo na temporada de entrada do defesa, a escrever a página mais brilhante da sua história. Com o 5º lugar conquistado no Campeonato Nacional, as provas europeias, pela primeira vez na existência do clube portuense, passariam a constar do reportório competitivo. Em sorte, calharia defrontar os franceses do Cannes, onde despontava um jovem de seu nome Zinedine Zidane. Frente ao conjunto gaulês, o defesa apenas disputaria a 2ª ronda, que, após desempate pela marcação de grandes penalidades, ditaria a eliminação da equipa portuguesa.
Quatro temporadas com o Salgueiros seriam suficientes para gravar o seu nome no imaginário dos adeptos. Já de regresso ao seu país, onde viria a terminar a carreira, também encetaria o seu trajecto como técnico. No papel de treinador, com passagens pela Grécia e pela Bulgária, Djoincevic tem orientado diversos emblemas, mormente na Sérvia. Nesse trilhar de caminho, destaque para a experiência com o Zeleznik e a vitória na edição de 2004/05 da Taça da Sérvia e Montenegro.

Sem comentários: