1222 - PIRES


Atleta com facilidade em posicionar-se nos vários lugares da linha mais ofensiva, Manuel Pires haveria de emergir num dos emblemas da sua terra natal. No Grupo Desportivo “Os Nazarenos”, o avançado, depois de terminada a formação, seria promovido às competições seniores. Apesar das qualidades reveladas, a verdade é que demoraria alguns anos até conseguir atingir os patamares cimeiros das provas portuguesas. Após disputar o Campeonato da Associação de Futebol de Leiria e da breve passagem pela 3ª divisão nacional, seria o regresso aos “distritais” que, sem abandonar o clube, daria novo impulso à sua caminhada.
Já depois da transferência que o tornaria num elemento do plantel de 1978/79 do Ginásio de Alcobaça, Pires, de forma sistemática, começaria a subir degraus na carreira. Nesse sentido, a época imediata à da sua entrada no novo emblema, apresentar-lhe-ia o escalão secundário. Seguir-se-ia, sem deixar a 2ª divisão, a mudança para o Rio Ave. Com a chegada ao emblema de Vila do Conde, o jogador veria a sua vida competitiva transformar-se. Mesmo ao demorar algum tempo a afirmar-se no “onze”, a temporada de 1981/82, pela mão do treinador Mourinho Félix, apresentá-lo-ia ao patamar máximo do nosso futebol. A referida campanha, com o 5º posto na tabela de classificação, inscreveria o nome do avançado no rol de atletas a dar ao clube a melhor posição de sempre no Campeonato Nacional.
As campanhas seguintes, já com Pires alinhado como um dos titulares, trariam ao seu currículo outras ocasiões dignas de registo. A primeira, a 24 de Abril de 1983, chegaria na sequência dos trabalhos agendados pela Federação Portuguesa de Futebol. Integrado na selecção olímpica, o avançado, numa partida marcada para o Jamor, entraria em campo na peleja frente à República Federal Alemã. Ao sair do banco, o atacante daria um enorme contributo para a vitória frente à congénere germânica e, com um golo aos 79 minutos, ajudaria a inscrever no placard final o resultado de 3-1.
Seria também no Estádio Nacional que Pires viveria outros dos episódios mais marcantes da sua passagem pela colectividade vilacondense. Mais uma vez sobre a alçada do técnico Mourinho Félix, a chegada do Rio Ave ao derradeiro encontro da edição de 1983/84 da Taça de Portugal, registaria o momento no álbum de memórias do avançado, como inesquecível. Depois de ajudar a eliminar, entre outros emblemas, o Estoril Praia e o Vitória Sport Clube, o atacante seria chamado à titularidade na disputa da final. Infelizmente para si e para os seus colegas, a sorte do jogo sorriria ao adversário e, substituído aos 65 minutos, assistiria já do banco de suplentes ao último apito e ao FC Porto confirmado como o lado triunfador.
Com a evolução demonstrada no percurso percorrido, Pires começaria a ser cobiçado por outros emblemas. Com o Rio ave a não evitar a despromoção no final da temporada de 1984/85, o avançado prosseguiria a carreira no Boavista. A primeira grande novidade resultante da nova transferência, seria a participação nas competições europeias. Na campanha de estreia no Bessa, ao ser chamado por João Alves à disputa da Taça UEFA, entraria em campo frente aos belgas do Club Brugge.
O fim da ligação com os “Axadrezados”, acabaria por representar duas coisas para o atleta. Para começar seria a despedida da 1ª divisão. A segunda, já depois de uma passagem pela União de Leiria, representaria o regresso ao Ginásio de Alcobaça e, como fim de carreira, o retorno ao Grupo Desportivo “Os Nazarenos”. Já retirado das lides competitivas, Pires não ficaria afastado do desporto. Para além dos negócios na área da restauração, o antigo atleta é Presidente da Associação Recreativa do Planalto, colectividade em que sobressai a prática do Futsal.

Sem comentários: