1308 - SIMPLÍCIO

Com várias fontes a darem conta de diferentes registos, os números que caracterizam o percurso desportivo do avançado tornam-se de difícil aferição. Por um lado temos os autores que asseguram o atleta como um elemento saído das “escolas” portistas. Porém, será que no começo do século XX já os “Dragões” tinham os denominados patamares de formação?! Há ainda os que asseveram as suas participações seniores a partir da segunda metade da década de 1910. Temos também os arquivos que apenas fazem referência às suas entradas na equipa principal “azul e branca” nas temporadas dos anos de 1920. Com tudo isto, é fácil entender as dificuldades em delinear, com alguma exactidão, o caminho deste jogador. Ainda assim, Augusto Baptista Ferreira, alcunhado no contexto futebolístico como Simplício, ficou intimamente ligado à história do FC Porto. Porquê? Já desvendo a razão mais à frente no texto!
Apesar da confusão de que dei conta no parágrafo anterior, existem notas que, com alguma precisão, alinham o atacante em momentos competitivos do FC Porto. Com especial relevância nos anais dos “Dragões”, a 8 de Junho de 1924, temos a sua presença na final do Campeonato de Portugal, disputada no Campo Grande e perdida para o Olhanense. Outro apontamento, ainda referente àquela que, à altura, era a prova nacional de maior relevo, encontrei-o no “onze” de uma partida frente ao Belenenses, na época de 1926/27. Daí em diante, dos tombos emergem mais informações a destaparem a participação de Simplício tanto na competição acima referida, como no “regional” disputado na “Cidade Invicta”. Para ser correcto, também no Campeonato do Porto há muitas dúvidas relativamente à sua assiduidade nas diferentes jornadas. Mesmo assim, acho que, com alguma segurança, posso afirmar o avançado como contribuinte directo para as vitórias nas edições de 1926/27, 1927/28, 1928/29 e 1929/30 da prova portuense.
Falta agora explicar a razão para a tamanha importância de Simplício na história portista. Conta-se que, ao ser um intérprete versado nas artes gráficas, terá sido dele o desígnio de fundir o, à época, emblema do FC Porto, com o brasão da cidade. Tal ideia levou-o a combinar a simplicidade da bola azul, onde figuravam apenas as iniciais representativas do nome da agremiação, com a simbologia das armas portuenses, pontuadas com figuras como o mítico dragão. O resultado foi a insígnia conhecida pela generalidade dos adeptos do desporto e que, após a aprovação na assembleia geral de 26 de Outubro de 1922, continua a adornar as camisolas da colectividade “azul e branca”.

Sem comentários: