1316 - CHRISTIAN ATSU

Descoberto nas camadas de formação da Feynoord Academy sediada no Gana, Christian Atsu chegaria a Portugal na temporada de 2009/10 e para integrar as “escolas” do FC Porto. Avaliado como uma forte promessa da modalidade, o extremo canhoto, ainda que introduzido aos trabalhos do conjunto principal, passaria 2 temporadas nos juniores dos “Azuis e Brancos”. Durante esse período, apesar de uma estampa pouco impressionante, o atacante, dono de uma velocidade estonteante, técnica apurada e até uma atitude a destapar uma ímpar valentia, rapidamente revelaria predicados suficientes para agoirar um bom futuro à sua carreira. No entanto, na altura de enfrentar os desafios seniores, o jogador, ao encarar a presença de atletas internacionais como Hulk, Silvestre Varela, Cristián Rodriguez ou Djalma acabaria por ser emprestado ao plantel de 2011/12 do Rio Ave.
No ano passado em Vila do Conde, a evolução demonstrada na sua campanha de estreia na 1ª divisão, levaria os responsáveis portistas a equacionar o regresso do avançado ao Estádio do Dragão. Depois da titularidade de “caravela” ao peito, o extremo não deixaria intimidar-se pela concorrência e rapidamente agarraria um lugar de destaque no plantel do FC Porto. Sob a alçada do treinador Vítor Pereira, Christian Atsu seria chamado à folha de jogo com franca regularidade. Nesse sentido, seria uma peça de enorme importância para estrutura táctica idealizada pelo referido técnico e um dos nomes que, na temporada de 2011/12, acabaria arrolado como vencedor da Supertaça e do Campeonato Nacional.
Tão boa aferição teria a campanha de Atsu ao serviço do FC Porto que o Chelsea acabaria por contratar o atleta. Todavia, apesar de ligado aos “Blues”, o jogador nunca chegaria a representar oficialmente o conjunto londrino. Nos anos seguintes, passaria por uma longa série de empréstimos, começando a aludida senda com as cores dos neerlandeses do Vitesse.
Curiosamente, seria após a campanha na Eredivisie que veria o seu nome na lista de convocados do Gana para o Mundial de 2014. Depois da estreia internacional numa partida pelejada, frente ao Lesoto, a 1 de Junho de 2012, o atacante, que já tinha vestido as cores do seu país na CAN 2013, mereceria a oportunidade para disputar a competição organizada no Brasil. Ainda no âmbito dos grandes certames de selecções, o avançado teria a ocasião para jogar outras 3 edições da Taça de Africa das Nações. O maior destaque emergiria com o desenrolar do torneio de 2015 onde, para além da presença na final, Atsu seria eleito o Melhor Jogador do evento realizado na Guiné-Equatorial.
No já referido trajecto de empréstimos, o jogador, em experiências de apenas 1 ano, envergaria ainda as cores do Everton, Bournemouth, Málaga e, de volta ao Reino Unido, ajudaria o Newcastle a vencer o Championship de 2016/17 e a regressar à Premier League. Nos “Magpies”, depois de contratado a título definitivo, o atleta passaria os melhores anos da carreira. Ao serviço do emblema sediado no nordeste inglês, quase sempre como um dos elementos mais utilizados do plantel, disputaria outras 4 temporadas. Finda a época de 2020/21, campanha com desempenhos modestos, o término da ligação ao “listado alvinegro” levá-lo-ia ao Médio Oriente e os sauditas do Al-Raed serviriam de interlúdio para o seu regresso à Europa. Apresentado como reforço de 2022/23 do Hatayspor, o mês de Fevereiro da mencionada campanha tornar-se-ia trágico para o internacional ganês. Por entre os milhares de assolados pela calamidade, Atsu tornar-se-ia numa das vítimas mortais dos terremotos que devastaram grandes áreas da Turquia e da Síria.

Sem comentários: