1322 - FRANCISCO GOMES

Com a estreia na equipa principal do Olhanense a acontecer na temporada de 1931/32, contava o jogador somente 15 anos de idade, Francisco Gomes começaria, desde muito cedo, a demonstrar um enorme valor futebolístico. Inserido num plantel onde teria como colegas nomes como o do internacional José Delfim, os anos seguintes seriam de enorme aprendizagem. Com o Campeonato de Portugal como a principal prova nacional e o Campeonato da Primeira Liga a trazer o emblema do Sotavento fora do escalão maior, o primeiro título do médio-centro surgiria com a vitória dos “Rubro-negros” na edição de 1932/33 do “regional” algarvio.
Ainda que afastado dos grandes palcos, a verdade é que o atleta começaria a despertar a atenção de clubes de outra monta e com o Benfica, o Sporting, o FC Porto e o Boavista no seu encalço, a palavra dada a Augusto Silva fá-lo-ia ingressar no Belenenses. Em Lisboa a partir da campanha de 1938/39, apesar do salto dado na carreira, Francisco Gomes não acusaria a responsabilidade e depressa passaria a assegurar um lugar como titular. Num conjunto habituado a lutar por troféus, o primeiro grande título a entrar no palmarés do médio surgiria com a vitória na Taça de Portugal de 1941/42. Na derradeira partida da prova, disputada no Lumiar, seria chamado pelo treinador Rodolfo Faroleiro para alinhar no “onze” inicial. A peleja frente ao Vitória Sport Clube, com a sorte, como já desvendado, a sorrir ao agremiado do Restelo, terminaria com o “placard” a assinalar 2-0 e com o centrocampista a ser louvado pela ímpar exibição.
Também as conquistas de 3 Campeonatos de Lisboa fariam parte do currículo do jogador. Porém, a maior honra alcançada na caminhada competitiva do médio emergiria na última fase da sua carreira como desportista. Titular na grande maioria das jornadas referentes ao Campeonato Nacional de 1945/46, Francisco Gomes, num grupo de trabalho comandado pelo já aludido Augusto Silva e recheado de internacionais, assumir-se-ia, no miolo do terreno, como um dos esteios da equipa. Com a vitória do Belenenses na referida edição da mais importante prova do calendário luso de futebol, o atleta inscreveria o seu nome na história da colectividade do Restelo. Para além desse feito, há ainda que referir as 13 temporadas com a “cruz de cristo” ao peito e, acima de tudo, a valentia e esforço demonstradas em todas as chamadas a campo.
Com todos os louvores possíveis, faltou algo à carreira do centrocampista. Apesar do inquestionável valor desportivo, Francisco Gomes não conseguiu jogar pela selecção nacional. Mesmo tendo sido chamado por diversas vezes aos trabalhos da Federação Portuguesa de Futebol, o jogador, de forma injusta, acabaria por nunca entrar no terreno de jogo com a “camisola das quinas” e, por consequência dessa injustiça, não veria acrescentada ao seu currículo a tão almejada internacionalização por Portugal.
Depois de “penduradas as chuteiras”, o antigo médio ficaria ligado à modalidade. No papel de treinador orientaria algumas equipas mais modestas, tais como o Piedense, Ginásio do Sul ou “Os Bairronovenses”.

Sem comentários: