1325 - MÁRIO TITO

Filho de Marinho, antigo internacional português e estrela do Sporting, e irmão gémeo do igualmente futebolista José Carlos, Mário Tito, tal como o pai, também faria a transição dos escalões de formação para o universo sénior com as cores do Atlético Clube de Portugal. No entanto, contrariamente ao progenitor, o jovem praticante, no momento da chegada à equipa principal do emblema sediado no popular bairro lisboeta de Alcântara, não apanharia a colectividade a disputar o patamar máximo do futebol luso. Ainda assim, a espera por tal momento não duraria muito tempo e a sua presença na 1ª divisão aconteceria passado um par de temporadas.
Com a mencionada estreia no patamar sénior a acontecer na campanha de 1986/87, Mário Tito, na temporada correspondente à transferência para o Nacional da Madeira, conseguiria dar os primeiros passos no convívio com os “grandes”. Infelizmente para o defesa, essa época de 1988/89, orientada pelo treinador brasileiro Paulo Autuori, não teria continuidade no ano seguinte. Pouco utilizado pelo referido técnico, o jogador acabaria por retornar ao território continental, mas dessa feita para envergar as cores do Estoril Praia e para passar a partilhar o balneário com o irmão José Carlos. A aposta, apesar de empurrar o atleta para o escalão secundário, não correria mal de tudo e depois da chegada ao emblema da Amoreira em 1989/90, o regresso à 1ª divisão estaria para breve.
Como um dos elementos principais na caminhada que levaria os “Canarinhos” de volta ao degrau maior do futebol português, Mário Tito, ainda que uns furos abaixo da campanha que terminaria com a promoção do Estoril Praia, conseguiria ser um dos atletas que, sob a batuta do Engenheiro Fernando Santos, acabaria por ser utilizado com regularidade na temporada de 1991/92. Já época seguinte, apesar da permanência na 1ª divisão, não seria, em termos individuais, tão proveitosa quanto as anteriores e pouco chamado a jogo pelo já aludido técnico, a carreira do defesa viria mesmo a mudar de rumo.
Depois da saída do emblema da Linha de Cascais a acontecer com o termo da temporada de 1992/93, Mário Tito, que não voltaria a disputar o patamar máximo, regressaria a uma casa bem conhecida. Ao retornar ao Atlético, o defesa acabaria igualmente por dar início à última fase da carreira. No decorrer desse último capítulo competitivo, para além da agremiação “alfacinha”, destaque também para as suas passagens pelo Amora e pelo Futebol Benfica.

Sem comentários: