1392 - JOSÉ ALHINHO

Irmão mais novo de Carlos Alhinho e de Alexandre Alhinho também José decidiria fazer do futebol uma paixão. Natural de Cabo Verde, seria ainda na terra natal que o defesa daria os primeiros passos na modalidade. Depois de representar a Académica do Mindelo, o jovem praticante viajaria para Portugal para competir nas camadas de formação do Estrela da Amadora. Porém, apesar de ter jogado nas “escolas” do emblema da Linha de Sintra, seria mais a sul que daria o salto para o patamar sénior. No plantel do Farense de 1981/82 manter-se-ia apenas durante a referida campanha. Seguir-se-ia, ainda a competir na 2ª divisão, o Olhanense. Já a estreia no escalão maior, aconteceria um par de anos mais à frente e sem que o atleta tivesse de deixar o Algarve.
Num Portimonense orientado por Manuel José, José Alhinho, mesmo sem ser um dos elementos mais utilizados no plantel, entraria para a história da colectividade sediada no Barlavento. Com a 5ª posição alcançada no final do Campeonato Nacional de 1984/85, a época seguinte seria a de estreia do emblema algarvio em contexto de competições continentais. Já num grupo orientado por Vítor Oliveira, a sorte ditaria, para os confrontos na Taça UEFA, o Partizan de Belgrado. Porém, ao contrário da restante temporada, onde, pela utilização regular, a campanha viria a tornar-se na mais prolífera do atleta no clube, o defesa acabaria por não entrar em campo na ronda frente à agremiação da antiga Jugoslávia.
Em termos individuais, as temporadas seguintes à da época “europeia”, revelariam o defesa a perder algum fulgor. Talvez à procura de ir a jogo com maior regularidade, o atleta, para a campanha de 1988/89, decidiria mudar de rumo. No Académico de Viseu, o jogador assumir-se-ia como um dos mais chamados ao “onze”. Para além da titularidade, a época passada na Beira Alta traria ao percurso do jogador dois outros aspectos interessantes. O primeiro prender-se-ia com o facto de, pela primeira e única vez no seu percurso competitivo, ter a oportunidade de partilhar o balneário com um dos irmãos, nesse caso Alexandre Alhinho. A outra curiosidade haveria de ficar relacionada com a carreira de uma das grandes lendas do futebol português. A história conta-se rapidamente e a 27 de Novembro de 1988, numa partida disputada no Estádio do Fontelo frente ao Sporting, seria de José Alhinho o último golo sofrido por Vítor Damas.
Com a despromoção do Académico de Viseu na única época do jogador no emblema beirão, o defesa acabaria também por não mais voltar ao convívio com os “grandes”. Daí em diante, naquela que seria a segunda metade da sua carreira, José Alhinho entraria numa fase mais errante do trajecto profissional. Sporting da Covilhã e os regressos ao Olhanense e ao Portimonense precederiam o Fanhões, o Peniche e o Amora, onde, com o termo da temporada de 1997/98, viria a “pendurar as chuteiras”.

Sem comentários: