1404 - VASSALO


Júnior do Benfica, Pedro Vassalo acabaria chamado à selecção portuguesa a disputar certames no mesmo escalão. Com a primeira internacionalização a acontecer numa partida frente a Inglaterra e a contar para a edição de 1978 do Torneio Internacional do Mónaco, esse jogo, orientado por Peres Bandeira, encaminharia o jovem defesa-esquerdo para uma caminhada que, em exclusivo no patamar sub-18, acumularia 6 pelejas com a “camisola das quinas”. Já no que ao trajecto clubístico diz respeito, o atleta não teria tanta sorte e, terminada a formação, a sua estreia como sénior dar-se-ia longe da Luz.
Integrado no plantel de 1979/80 do Rio Maior, Vassalo daria início a um percurso dedicado às disputas dos escalões inferiores. Depois de, por um ano, experimentar a 3ª divisão, a mudança para Trás-Os-Montes levá-lo-ia a subir um degrau na escala competitiva. A visibilidade conseguida ao serviço do Desportivo de Chaves começaria a revelar, nos dois anos passados na cidade flaviense, perspectivas de um futuro risonho. O passo seguinte, no sentido de uma evolução positiva, emergiria na oportunidade oferecida pelo Salgueiros e o acordo rubricado com o emblema sediado no portuense bairro de Paranhos, dar-lhe-ia a estreia no convívio com os “grandes”.
Como membro do plantel a jogar em casa no Estádio Vidal Pinheiro, a época de1982/83, como dito no final do parágrafo anterior, serviria para Vassalo dar os passos iniciais na 1ª divisão. Orientado nessa estreia por Henrique Calisto, o defesa, mesmo ao disputar o lado canhoto do sector mais recuado com colegas mais experientes, conseguiria assumir-se como um dos elementos de maior utilização no decorrer do Campeonato Nacional. Com a época seguinte, a sua importância cresceria ainda mais. O atleta aumentaria o número de desafios cumpridos naquela que é a prova mais relevante agendada para o calendário futebolístico português e esse facto serviria para sublinhar a surpresa materializada no final da temporada, a qual resultaria da procura de outro rumo para a carreira do jogador.
A entrada no Paços de Ferreira faria de 1984/85 a primeira época de uma caminhada a afastá-lo, em definitivo, do escalão máximo do futebol luso. Aos 3 anos passados na “Capital do Móvel” seguir-se-iam outros emblemas, dos quais o destaque maior iria para o Mangualde. Na localidade do Distrito de Viseu, com uma época pelo meio ao serviço do Vila Real, o defesa jogaria 4 temporadas. Porém, mesmo com a caminhada competitiva bem sublinhada pela metade final da carreira, o tempo ainda disponibilizaria a Vassalo a oportunidade de colorir o seu trajecto com a paleta de outras agremiações. Nesse sentido, depois de mudar de residência para o Ribatejo, falta-me ainda fazer referência ao União de Almeirim, ao Atlético Futebol Clube Vale de Santarém e ao “pendurar das chuteiras” com o termo da temporada de 1996/97.

Sem comentários: