414 - NELINHO

Se há figura que pode ser associada aos melhores momentos da história do União da Madeira, então Nelinho, com certeza, é um deles.
Formado nas “escolas” do União, também ele nascido na capital madeirense, Nelinho faria a estreia como sénior ao serviço do plantel de 1986/87 do Andorinha. Já o regresso à “casa mãe” dar-se-ia em “vésperas” da estreia do emblema insular no patamar maior do futebol luso. Nesse contexto, depois de ajudar à vitória no Campeonato da 2ª divisão de 1988/89, o jogador, igualmente estreante nas andanças do 1º escalão, começaria a evidenciar-se dentro do grupo de trabalho. Logo à 3ª jornada, frente ao Boavista, o defesa marcaria um golo. Porém, só a entrada no último terço da época daria ao atleta a oportunidade de assumir, com maior frequência, um lugar entre os titulares.
A campanha da sua afirmação, em abono da verdade, seria a de 1990/91. Na lateral do sector mais recuado, sem ser um jogador com uma estatura surpreendente, Nelinho, à imagem de tantos outros craques, deixaria bem evidente que o 1,70m não o impossibilitaria de mostrar as suas qualidades. Raçudo nas acções defensivas e com uma propensão ofensiva a permitir-lhe, pela ala destra, apoiar os atacantes, o defesa-direito facilmente começaria a mostrar-se como um dos portadores da alma do “União da Bola”. Tal reconhecimento tornar-se-ia num facto inequívoco e se mais não houvesse para fazer prova desse mesmo valor, os números a ilustrar-lhe a carreira seriam bastante demonstrativos da sua importância. Desse modo, para além de mais de uma década a vestir a camisola amarela da equipa principal, anos onde estão incluídas todas as 5 temporadas na 1ª divisão, o maior prémio, como recompensa pela entrega demonstrada ao longo de todos esses anos, tê-lo-ia com a entrega da braçadeira de capitão à sua intendência.
Depois de concluir a carreira futebolística, ainda com passagens por outros emblemas do arquipélago, tais como o Ribeira Brava e o Estrela da Calheta, e de ter concluído, na Universidade da Madeira, a Licenciatura em Educação Física e Desporto, a ligação de Nelinho com o Clube Futebol União tem sido feita à custa de novas funções, caso da de Director-Desportivo. Relativamente ao futuro do antigo defesa, tudo é uma incógnita. Contudo, ainda neste defeso, ouvimos o ex-técnico da equipa, Pedrag Jokanovic, a sugerir o seu nome para ocupar o cargo por ele deixado livre - "O Nelinho é uma pessoa que está há muito ligada ao clube e percebe muito de futebol. Se eu fosse presidente, era nele que apostava"*.

*retirado do artigo publicado a 15/06/2013, em https://desporto.sapo.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse golo do Nelinho no Bessa foi o 1º golo do CF União na 1ª divisão.

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Pois, é verdade. Depois da derrota por 1-0, frente ao Feirense, e do empate a zero com o Tirsense, esse golo no Estádio do Bessa, haveria de ser o primeiro do União na Primeira Divisão.