1016 - KOSTOV

Chegaria ao Sporting para temporada de 1982/83 e já como um jogador consagrado no país natal. Com uma carreira cimentada no Slavia de Sófia, onde chegaria a ostentar a braçadeira de capitão, também na selecção búlgara marcaria presença por diversas vezes.  Tendo subido à categoria principal do emblema da capital ainda na primeira metade da década de 70, o médio haveria de merecer o seu lugar no grupo de trabalho. Nisso de conquistas, mesmo sem ter conseguido alcançar o título de campeão nacional, Kostov embelezaria o seu currículo com a vitória nas edições da Taça da Bulgária de 1975 e 1980. A equipa nacional também chegaria à sua carreira durante esse período. Com a estreia a acontecer em Novembro de 1974, o centrocampista lograria vestir a camisola da sua pátria por mais 14 vezes.
Já a sua passagem pelo Sporting, muito mais do que falada pelo aspecto desportivo, acabaria envolta em polémica. No sentido de contornar a restrição imposta ao número de estrangeiros em cada plantel, Kostov e Bukovac, chegados na mesma altura e ambos via Slavia de Sófia, acabariam por obter a cidadania portuguesa através de casamentos, diz-se, “arranjados” pelos próprios dirigentes leoninos.
Voltando ao rectângulo de jogo, o médio acabaria por impor-se com alguma naturalidade. Sendo um atleta que, para além da capacidade física, também mostrava uma certa habilidade com a bola nos pés, António Oliveira e, mais tarde, Jozef Venglos não hesitariam em inscrevê-lo no “onze” inicial. Pior seria aquando da saída do treinador Checoslovaco, para a entrada do galês John Toshack. Com a antiga estrela do Liverpool aos comandos do “Leão”, o jogador acabaria por perder o espaço conquistado nas temporadas anteriores. De tal forma ficaria vetado ao estatuto de escolha secundária que, na época de 1984/85, poucas seriam as vezes que seria utilizado. Tão irrisório o número de partidas disputadas e o futebolista decidir-se-ia a cambiar de rumo. Ficaria em Lisboa, mas mudar-se-ia para o Restelo. Na bagagem ainda levaria consigo a conquista da Supertaça de 1982/83. Porém, a partir do Verão 1985, passaria a representar o Belenenses.
Mesmo estando à porta de completar 30 anos de idade, ninguém adivinharia que a sua contratação pelos da “Cruz de Cristo” antecedesse, em pouco mais de um par de anos, o fim da sua carreira profissional. Pelo Belenenses conseguiria destacar-se. Voltaria à competição ainda na campanha de 1987/88, mas, dessa feita, já com as cores do Farense. No Algarve, o fulgor mostrado dentro de campo desenvolver-se-ia apenas como uma réstia de um passado que não era assim tão longínquo. Há registos, sem que tenha conseguido confirmar tal informação, de uma passagem sua pelo Bragança! Vanio Kostov haveria de terminar o seu percurso competitivo antes da viragem para a década de 90. Todavia, continuaria ligado à modalidade. Ficaria a residir em Portugal e passaria a dedicar-se às actividades de empresário desportivo.

Sem comentários: