1059 - PAULO OLIVEIRA

Pode não ter sido um jogador de topo; pode não ter sido um dos futebolistas mais populares. Ainda assim, há algo que ninguém poderá subtrair ao seu percurso na modalidade. E isso foi aquilo com que muitos atletas sonham e poucos conseguem atingir, foi a passagem pelo Campeonato Nacional da 1ª divisão!
Paulo Oliveira começaria o seu trajecto desportivo como atleta das “escolas” do Belenenses. Porém, e como tantos outros jovens sujeitos ao escrutínio da subida a sénior, o fim do trajecto formativo levá-lo-ia para longe dos palcos mais glamorosos. No Caldas, ainda assim um histórico do futebol português, ganharia a vontade necessária para entender que, por mais sinuoso que possa afigurar-se o caminho, os sonhos são tónico suficiente para irmos avante. No entanto, a experiência na 3ª divisão de 1977/78 acabaria por não trazer os resultados, pelo menos para si, esperados. O Palmense, popular emblema da capital, consumar-se-ia no passo seguinte da sua carreira. A passagem pelo “regional” lisboeta em nada enfraqueceria a vontade do defesa e a aposta em tão modesto emblema, ao contrário de um espectável mau agoiro, acabaria transformada num verdadeiro impulso.
Passado apenas um ano após o seu ingresso no clube de Lisboa, o Amora veria em Paulo Oliveira um elemento com capacidades para reforçar o seu plantel. Recebido pelo técnico Mourinho Félix, seria sob a alçada do antigo internacional português que o central, arrisco-me a dizer, viveria os melhores momentos da sua carreira. Logo no ano da chegada ao emblema da Margem Sul, o defesa, ainda que longe de conseguir a titularidade, seria um dos elementos que ajudaria o conjunto não só à subida de escalão, como à conquista do Campeonato Nacional da 2ª divisão. A referida promoção acabaria, invariavelmente, por inscrever o nome do jogador nos anais do clube. A subida ao patamar máximo, a primeira na história da Medideira, permitiria também ao jogador estrear-se nos principais cenários do futebol português. A sua entrada em campo nesse novo contexto competitivo, aconteceria logo à 1ª jornada da temporada de 1981/82. Frente ao Vitória de Setúbal, aos 56 minutos e depois da expulsão de dois colegas do sector mais recuado, entraria para o lugar do avançado Jorge Silva e com o objectivo de equilibrar a equipa.
Com Mourinho aos comandos da equipa, haveria ainda de conquistar mais algumas oportunidades para mostrar o seu talento. No entanto, com a saída do técnico a meio da temporada, só voltaria a entrar em campo já na derradeira fase do Campeonato Nacional. A pouca utilização viria a ditar a sua saída do Amora. Após a partida do Estádio da Medideira, Paulo Oliveira regressaria aos escalões secundários. Nessa, que seria a última fase da sua carreira de futebolista, destaque ainda para as suas passagens pelo Estrela da Amadora, Cova da Piedade, Olivais e Moscavide e Casa Pia.

Sem comentários: