1072 - PAULINHO

Formado no Estoril Praia, seria também com as cores da equipa da Linha de Cascais que Paulinho, na temporada de 1984/85, subiria à categoria sénior. A disputar o 2º escalão nacional, o defesa-central cedo deixaria boas indicações. Embora longe dos palcos mais mediáticos, a verdade é que as exibições do jovem atleta haveriam de chamar a atenção de emblemas com outras ambições. A regularidade com que passaria a ser chamado ao “onze”, faria com o Benfica visse nele um potencial bom reforço. Destacando-se como um dos jogadores com melhores aptidões no plantel “canarinho”, a sua transferência para a “Luz” acabaria por concretizar-se.
A estreia com as cores do Benfica, pela mão de Sven-Göran Eriksson, aconteceria a 26 de Agosto de 1989. Chamado à titularidade logo à 2ª jornada do Campeonato Nacional, esse jogo frente ao Vitória de Guimarães acabaria por dar a ilusão que Paulinho poderia agarrar a oportunidade na equipa “encarnada”. Já a realidade haveria de ser um pouco diferente. Os internacionais brasileiros Aldair e Ricardo Gomes tomariam a dianteira por um lugar na equipa. Ainda assim, nessa primeira metade da época, o central conseguiria disputar outra importante partida. Frente ao Derry City, o defesa inscreveria o nome na caminhada “europeia” que, nessa campanha de 1989/90, levaria as “Águias” a mais uma final da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Sem espaço no Benfica, Paulinho acabaria por transitar para o Nacional da Madeira. De volta às boas exibições, a titularidade conquistada serviria para elevar a sua cotação. Cimentado como atleta de cariz primodivisionário, o regresso ao Estoril Praia, um ano após a chegada ao Funchal, desembocaria naquela que, provavelmente, terá sido a sua melhor temporada enquanto futebolista profissional. Como um dos bons intérpretes do Campeonato, Carlos Queirós tomaria a decisão de chamá-lo à selecção. Por Portugal, tendo também representado os sub-21, o defesa faria a estreia pelo conjunto principal em Fevereiro de 1992. Frente à Holanda, num “amigável” disputado em Faro, o atleta conseguiria a sua internacionalização “A”.
A temporada de 1993/94 marcaria a sua transferência do Estoril Praia para o Estrela da Amadora. A mudança para o emblema da Reboleira daria continuidade a um percurso que, só na 1ª divisão, acabaria colorido por 12 temporadas. O Salgueiros seria outro dos emblemas representado por Paulinho no escalão maior do futebol português. Pelos 4 emblemas já referenciados, a carreira do defesa somaria um total de quase 3 centenas de partidas disputadas no patamar máximo dos nossos Campeonatos.
Depois de, mais uma vez, voltar ao Estoril Praia, Paulinho, no final da campanha de 2001/02, decidir-se-ia pelo fim do trajecto enquanto jogador. Mantendo a ligação à modalidade, o antigo internacional encetaria a carreira de treinador. Como técnico, tem vogado por equipas dos escalões secundários. Destaque também para sua passagem pela China, onde, no papel de adjunto, trabalhou no Beijing Renhe e no Shenzhen FC. Para a temporada de 2020/21, marcando o seu regresso a Portugal, o “agora” Paulo Mendes já foi apresentado como timoneiro do 1º de Dezembro.

Sem comentários: