1174 - IDALÉCIO

Começaria por praticar diversas modalidades, como o basquetebol, a natação ou o ténis. Todavia, o futebol era a sua grande paixão e, entre o Montijo da sua meninice e a mudança para o Algarve, acabaria por frequentar as “escolas” de diferentes colectividades. Nessa caminhada, o Louletano surgiria como a derradeira etapa formativa do defesa e o passo para a subida a sénior. A tal promoção, por empréstimo, acabaria por acontecer ao serviço do Almancilense. Regressaria depois ao emblema de Loulé e, com uma internacionalização pela selecção sub-18 de Portugal a embelezar-lhe o currículo, o seu nome começaria a ser cogitado por emblemas de ambições maiores.
O grande salto aconteceria na temporada de 1995/96. Com o Farense qualificado para as provas europeias e à procura de “sangue novo” para as suas fileiras, Idalécio surgiria como uma boa solução para reforçar o sector mais recuado. Sob o comando do catalão Paco Fortes, o defesa-central, que também podia jogar à esquerda, acabaria por estrear-se na 1ª divisão e logo com números auspiciosos. Essa boa campanha desportiva, mas um pouco atribulada no que à gestão do clube diz respeito, levaria o atleta a procurar novo rumo para a sua caminhada profissional. No Sporting de Braga, orientado pelo algarvio Manuel Cajuda, encontraria a promessa de estabilidade e a mudança para o Minho dar-se-ia no Verão de 1996.
A meia-dúzia de temporadas passadas com os “Arsenalistas”, fariam de Idalécio um dos futebolistas mais respeitados no panorama nacional. Quase sempre pensado como um dos elementos importantes do xadrez táctico do plantel, o defesa também acabaria por tornar-se num dos símbolos das conquistas colectivas. Logo no ano de chegada, ajudaria o Sporting de Braga a qualificar-se para a Taça UEFA. No ano seguinte, viria a final da Taça de Portugal, mas com a mágoa da derrota frente ao FC Porto e a frustração de não ter sido chamado ao derradeiro embate da competição.
Com o final da época de 2001/02 e a impossibilidade de chegar a um acordo para continuar a representar os “Guerreiros”, Idalécio, que já tinha visto gorar-se uma hipótese para jogar na Escócia, arrepiaria caminho em direcção à ilha da Madeira. No Nacional, onde chegaria a envergar a braçadeira de capitão, só estaria uma temporada. Seguir-se-ia o regresso ao continente e a entrada no Rio Ave. Em Vila do Conde, sempre com níveis exibicionais de boa ordem, completaria mais 3 temporadas e, cumprida a ligação ao emblema da caravela, chegaria às 11 campanhas disputadas no patamar máximo do futebol português.
Daí em diante a sua carreira tomaria o rumo dos patamares secundários. Trofense, Gondomar, Louletano, Farense e Quarteirense acabariam como as insígnias dessa última etapa da sua passagem como futebolista profissional. Ainda na Quarteira, aceitaria o desafio de coordenar as camadas de formação do clube. Já numa fase posterior, surgiria a oportunidade para mudar-se para Londres, mas longe do futebol. Aceitaria o desafio. Começaria a trabalhar em diversas funções, mormente na área da hotelaria. Em paralelo ainda “daria uma perninha” em clubes amadores de origem lusa e contribuiria com o seu cunho para o crescimento de jovens atletas.

Sem comentários: