1208 - WIJNHARD

Produto das afamadas “escolas” do Ajax, Clyde Wijnhard, na promoção à equipa principal, haveria de encontrar uma forte concorrência. Integrado num plantel que, só para a posição de avançado-centro, contava com elementos como os internacionais Dennis Bergkamp, John van Loen ou Stefan Pettersson, as oportunidades dadas ao jovem futebolista seriam escassas. Após disputar a temporada de 1992/93, a primeira do atacante nas competições seniores, a hipótese de um “empréstimo” começaria a ganhar forma. A passagem de um ano pelo Groningen, com o intuito de conferir traquejo ao jogador, daria bons sinais. Porém, o seu regresso à colectividade de Amesterdão não correria como esperado. Na época em que o clube haveria de vencer a “Champions”, mesmo integrado no grupo de trabalho, o atleta pouco ou nada contaria para o técnico Louis van Gaal.
À procura de um novo ímpeto para a carreira, o avançado escolheria o RKC Waalwijk para prosseguir o seu trajecto no futebol. Sempre no escalão máximo neerlandês, um par de temporadas no referido clube e outra a envergar as cores do Willem II seriam suficientes para que o valor do internacional pelas camadas jovens dos Países Baixos voltasse a aumentar. Esse crescimento levaria o Leeds United, orientado pelo escocês George Graham, a apostar na sua contratação. Contudo, pouco tempo depois da estreia na “Premier League”, a troca de treinadores mudaria as circunstâncias que envolviam Wijnhard. Nesse sentido e apesar de ser chamado a campo com alguma regularidade, com o fim dessa temporada de 1998/99, o avançado terminaria a ligação com o emblema de Yorkshire.
A primeira temporada com Huddersfield Town, já no segundo escalão inglês, voltaria a dar a ideia que a carreira de Wijnhard estaria prestes a voltar aos mais altos patamares. Contudo, contrariamente ao que os bons desempenhos prometeriam, um grave acidente de viação iria alterar toda essa ideia. Ocorrido em Setembro de 2000, o desastre teria como resultado um longuíssimo período de recuperação e o afastamento das competições por cerca de ano e meio. Daí em diante, o avançado nunca mais conseguiria exibir os índices que tinham feito dele um avançado promissor. A única excepção, após curtas passagens por Preston North End e Oldahm Athletic, talvez tenha sido ao serviço do Beira-Mar. Em Portugal, numa altura em que os aveirenses começavam a apostar no mercado britânico, o atacante surgiria para a campanha de 2003/04 como um dos mais sonantes reforços. Mesmo ao ser utilizado pelo treinador António Sousa com bastante regularidade, a verdade é que, no final da referida época, o avançado decidir-se-ia pelo regresso a “Terras de Sua Majestade”.
Sempre nos escalões secundários, Darlington, Macclesfield Town e Brentford marcariam o final do seu trajecto profissional no futebol. Depois de 2006/07, Wijnhard, sem abandonar a prática do futebol, ficaria vinculado a emblemas amadores, como o Bramham FC ou o Shadwell United. Mas a sua ligação à modalidade não ficaria por aqui. Depois de tomar a decisão de fixar residência na zona norte de Inglaterra, contratado pelo Leeds United, o antigo avançado começaria a trabalhar como adjunto nas camadas jovens do clube e a ajudar na prospecção e na avaliação de jovens promessas britânicas e estrangeiras. Paralelamente, encetaria actividades em negócios longe do desporto, como, por exemplo, no campo da iluminação LED, na organização de eventos e numa empresa de “marketing”.

Sem comentários: