1268 - MLADENOV

Com os primeiros passos dados ao serviço do Dimitrovgrad, as excelsas qualidades de Stoycho Mladenov, para além de levar o avançado às jovens selecções da Bulgária, fariam com que, ainda em idade juvenil, conseguisse conquistar um lugar no plantel sénior do referido clube. Ao destacar-se como um dos melhores do grupo de trabalho, rapidamente surgiriam os maiores emblemas do país a interessarem-se pela sua contratação. Quem venceria a corrida acabaria por ser o Beroe e a mudança para o emblema sediado na cidade de Stara Zagora catapultaria a carreira do atacante.
A estreia em jogos oficiais na temporada de 1976/77, a primeira no novo emblema, transformar-se-ia num presságio para uma carreira de excelência. Ao conquistar a titularidade ainda na preparação da época, o encetar de actividades por parte de Mladenov, resultado do golo por si concretizado, terminaria com o Beroe a vencer por 1-0. Nessa senda goleadora, os remates certeiros surgiriam naturalmente e, como consequência da sua habilidade finalizadora, logo ao segundo ano pelos “Verdes”, o avançado, com 21 tentos, terminaria a campanha como o Melhor Marcador do Campeonato da Bulgária.
Por altura da conquista do aludido galardão individual, já o avançado tinha conseguido estrear-se pela principal selecção búlgara. Frente à Escócia, num particular disputado no Hampden Park, o atleta brindaria a confiança do treinador Tsvetan Ilchev com um golo. Na sequência dessa partida agendada a 22 de Setembro de 1978, Mladenov passaria a ser arrolado como um dos nomes habituais nas convocatórias para os compromissos do conjunto nacional. Numa caminhada em que acumularia um total de 59 internacionalizações, o destaque surgiria com a sua chamada ao Mundial de 1986. No torneio organizado no México, o jogador participaria nos 3 encontros da Fase de grupos e contribuiria para a chegada da Bulgária aos oitavos-de-final.
Voltando ao percurso clubístico de Mladenov, a sua mudança na temporada de 1980/81 para o CSKA de Sófia, sublinhá-lo-ia como uma das maiores figuras do desporto búlgaro. Para esse estatuto em muito contribuiriam os troféus ganhos colectivamente. No emblema da capital, ao currículo do avançado acrescentar-se-iam as vitórias em 4 Campeonatos e em 2 Taças. Porém, para além dos títulos, as participações nas competições europeias, com especial destaque para a chegada às meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1981/82, elevariam o seu nome à condição de um dos jogadores mais apetecíveis no universo futebolístico. As exibições na referida edição da maior prova de clubes, onde 2 golos do avançado ajudariam a eliminar o Liverpool, fariam com que grandes colectividades fossem no seu encalço. Com os “Reds” a liderarem o interesse na sua contratação, seriam as entidades governamentais búlgaras a proibirem a saída do futebolista para o estrangeiro.
A mudança acabaria mesmo por acontecer na campanha a seguir ao Mundial de 1986. Com o Belenenses a abrir-lhe as portas do Ocidente, a chegada de Mladenov ao futebol português logo classificaria o jogador como um dos melhores intérpretes das provas lusas. Em 3 temporadas no Restelo, o avançado transformar-se-ia numa das figuras de proa do plantel. Para além de ajudar os “Azuis” a chegar ao pódio do Campeonato Nacional de 1987/88 e das participações na Taça UEFA, o avançado, apesar de não ter saído do banco na final frente ao Benfica, faria parte do grupo que venceria a Taça de Portugal de 1988/89.
Ainda em Portugal, Mladenov, numa carreira que terminaria aos 37 anos de idade, passaria por outros clubes. Com mais 2 temporadas ao serviço do Vitória Futebol Clube e outras tantas com as cores do Estoril Praia, o avançado cumpriria 7 temporadas na 1ª divisão. De seguida, numa fase de transição, surgiria a sua passagem pelo Olhanense, ainda como treinador-jogador. Após o Verão de 1994, o antigo futebolista, já em exclusivo no papel de “timoneiro”, manter-se-ia nos “Leões de Olhão”. Aliás, o Algarve tornar-se-ia de vital importância ao lança-lo, em definitivo, nas novas funções. Como técnico, conta com passagens pelo Belenenses, selecção da Bulgária, CSKA de Sófia e Litex Lovech e experiência em países como o Egipto, Arábia Saudita e Cazaquistão. Nesse longo percurso, o destaque vai para as 2 vitórias no Campeonato búlgaro à frente do mencionado emblema da capital ou para a conquista da Taça cazaque ao serviço do FC Kaisar.

Sem comentários: