1272 - VALCKX

Depois de concluir a formação no VVV-Venlo, Stan Valckx, na temporada de 1983/84, fixar-se-ia no conjunto principal do emblema fundado na província de Limburgo. Ainda a disputar o segundo escalão dos Países Baixos, o defesa logo começaria a destacar-se como um dos bons intérpretes da agremiação e, nesse sentido, tornar-se-ia num dos pilares da subida de divisão conquistada no final da campanha de 1984/85.
A estreia no patamar máximo não afastaria o atleta das boas exibições. Aferido como um defesa tranquilo, com uma capacidade técnica superior e um entendimento táctico bem acima da média, Valckx rapidamente passaria a ser visto como um dos melhores da posição, a jogar na Eredivisie. Porém, merecido o estatuto, seriam necessárias 3 temporadas a competir nas principais provas do país, para que um grande emblema neerlandês apostasse na sua contratação. Apesar da demora, a saída do VVV-Venlo levá-lo-ia ao PSV. Em Eindhoven a partir de 1988/89, o jogador passaria a competir pela titularidade com Ronald Koeman, Mitchell van der Gaag, Ivan Nielsen ou Jozef Chovanec. Mesmo assim, a forte concorrência não haveria de esmorecer o central e, logo à chegada, conquistaria um lugar no sector mais recuado.
A primeira passagem pelo PSV rechearia o palmarés do defesa com inúmeros títulos. No entanto, os 3 Campeonatos e as 2 Taças vencidas durante as 4 temporadas cumpridas no emblema sob a chancela da Philips, não seriam os únicos marcos alcançados por Valckx. Durante o referido período, como prova da sua qualidade, também da equipa nacional dos Países Baixos chegaria a convocatória que resultaria na sua primeira internacionalização “A”. Chamado a jogo pelo lendário Rinus Michels, o “particular” disputado em Itália a 26 de Setembro de 1990, encetaria para o jogador uma caminhada que o levaria a um total de 20 partidas disputadas com as cores do seu país e, ainda mais importante, à lista de futebolistas que, em 1994, partiriam para os Estados Unidos da América, para participar no Campeonato do Mundo de Selecções.
Outra figura importante na carreira profissional do defesa, seria Bobby Robson. Depois de orientado pelo inglês ainda no PSV, a sua mudança para o Sporting ficaria intimamente ligada à contratação do técnico pelos “Leões”. Com a chegada de ambos a Lisboa a acontecer para a campanha de 1992/93, o defesa faria parte de equipas que, ao integrar nomes como Figo, Peixe, Capucho, Cherbakov, Balakov, Iordanov, Cadete ou Paulo Sousa acabariam tidas como das melhores de sempre a envergar o listado verde e branco. Todavia, contrariamente à qualidade dos planteis e do futebol praticado, o conjunto leonino e Stan Valckx nada venceriam.
Com Carlos Queiroz à frente do destino técnico do clube, seria já com a época de 1994/95 em andamento que o atleta neerlandês daria por terminada a ligação ao Sporting. Ao deixar Portugal, o jogador regressaria ao PSV. Numa passagem que, como futebolista, somaria quase meia-dúzia de temporadas, os títulos voltariam a fazer parte da sua rotina. Com o defesa a ajudar na vitória de outros 2 Campeonatos, 1 Taça e 1 Supertaça, aquela que seria a segunda passagem de Valckx pelo emblema sediado no Sul dos Países Baixos, prolongar-se-ia até ao termo da campanha de 1999/00.
Depois de “pendurar as chuteiras”, o antigo central manter-se-ia ligado à colectividade de Eindhoven, mas nas tarefas de Director-Técnico. Nessas funções ou em semelhantes, tem corrido o mundo e, a juntar ao regresso ao VVV-Venlo, também conta com experiências na China, Polónia e Chipre.

Sem comentários: