1304 - ROBERTO MARTÍNEZ

Com o percurso formativo a dividir-se entre o emblema da terra natal, o Balaguer, e o Zaragoza, seria na colectividade de Aragão que Roberto Martínez chegaria ao patamar sénior. Porém, a promoção ocorrida na temporada de 1991/92, ao invés de conduzir o jovem médio à equipa principal, levá-lo-ia a juntar-se ao conjunto “b”. Aliás, ao atleta poucas ocasiões seriam dadas para disputar o degrau máximo da “La Liga”. A falta de oportunidades, ao fim de 3 campanhas com “Los Blanquillos”, faria com que o centrocampista decidisse regressar a “casa” e, apesar do aparente passo atrás, dar-lhe-ia o ensejo de encaminhar a carreira profissional para um rumo geográfico diferente.
A época de 1994/95, passada com as cores do Balaguer, teria como efeito imediato o convite lançado pelos dirigentes do Wigan Athletic. Ao aceitar o desafio, o médio, na companhia de Isidro Díaz, atleta que vestiria as cores do Desportivo de Chaves e do Leça, partiria na direcção das Ilhas Britânicas. Curiosamente, para além do jogador agora referido, com quem já tinha partilhado o balneário nos últimos dois emblemas, Roberto Martínez, na chegada à nova colectividade, encontraria Jesús Seba, avançado que viria a ligar-se ao futebol português através da já aludida agremiação transmontana e também pelo Belenenses.
Em Inglaterra, apesar de nunca ter chegado à Premier League, Roberto Martínez, nas 6 temporadas com as cores do Wigan Athletic, pautar-se-ia como um dos melhores intérpretes do conjunto sediado em Lancashire. Esse protagonismo valer-lhe-ia, na campanha de 2001/02, a mudança para o patamar máximo da Escócia. Todavia, a passagem de um ano pelo Motherwell não seria tão prolífera quanto o esperado. Sem nunca conseguir afirmar-se no “onze”, o médio tomaria a decisão de regressar a Inglaterra e assinaria um contrato com o Walsall.
Mais uma vez a vogar pelos escalões inferiores das competições inglesas, o médio, que viria a terminar o trajecto de futebolista com a época de 2006/07 a decorrer, ainda representaria o Swansea e o Chester City. Depois de “pendurar as chuteiras”, num regresso ao referido emblema galês, Roberto Martínez, na mesma temporada em que deixaria os relvados, encetaria também a caminhada como treinador. Nas novas funções, os seus desempenhos, bem acima das aferições feitas à sua carreira enquanto atleta, começariam a receber rasgados elogios. Nesse sentido, após ter levado os “Swans” ao segundo patamar inglês, seria o regresso ao Wigan Athletic que deixaria o técnico nas “bocas do mundo”.
De volta à Greater Manchester para a temporada de 2009/10, Roberto Martínez pegaria nas rédeas do Wigan Athletic já com a agremiação a militar na Premier League. Mas para além do destaque relacionado com a presença no patamar máximo, seria a FA Cup de 2012/13 que traria ao seu currículo um dos mais importantes momentos. A disputa da mencionada edição da Taça de Inglaterra levá-lo-ia a comandar os seus discípulos até à final. Na peleja esgrimida no Estádio de Wembley, com o paraguaio Alcaráz, antigo defesa do Beira-Mar, presente no “onze”, o treinador orientaria o colectivo sob a sua alçada pelo caminho da vitória. Frente ao Manchester City, o golo conseguido já nos descontos, inscreveria no “placard” final o 1-0 e, com tal resultado, o espanhol entregaria aos escaparates dos “Latics” o almejado troféu.
A conquista do referido título pô-lo-ia, em definitivo, no grupo dos melhores técnicos a trabalhar na Europa. A avaliação dar-lhe-ia a oportunidade de treinar o Everton durante 2 temporadas e meia e, de seguida, aceitaria o convite da Union Royale Belge des Sociétés de Football-Association. À frente dos destinos da selecção da Bélgica a partir de 2016, conseguiria qualificar-se para os Mundiais de 2018 e de 2022 e para o Euro 2020. Ainda assim, talvez pelo facto de orientar uma das melhores gerações do país, a falta de títulos e, acima de tudo, a parca prestação dos “Diables Rouges” no certame organizado no Catar, levá-lo-iam a ser despedido. Não muito tempo depois, com a Federação Portuguesa de Futebol à procura de um sucessor para o Eng. Fernando Santos, Roberto Martínez seria apresentado como o novo seleccionador da “Equipa das Quinas”.

Sem comentários: