1383 - JOSÉ PEDRO

Apesar de possuir um perfil físico franzino, José Pedro Bileú caracterizar-se-ia pela enorme energia demonstrada dentro de campo. Ao despontar no Luso Morense, agremiação da sua terra natal, depressa as habilidades futebolísticas haveriam de pô-lo no caminho de emblemas de outra monta. Duas épocas cumpridas na principal equipa da colectividade sediada em Mora e a mudança para a cidade de Évora, após anuir ao convite endereçado pelo Lusitano Ginásio Clube, aconteceria na temporada de 1952/53.
Extremo-esquerdo de apurado sentido táctico, veloz, com boa técnica e com um belíssimo “faro” para o golo, José Pedro depressa conseguiria assegurar um lugar na nova equipa. Sem nunca deixar amedrontar-se pelo salto competitivo a levá-lo até ao patamar máximo do futebol português, o atacante, logo na época de estreia com o listado verde e branco, assumir-se-ia como um dos nomes a ter em conta no grupo inicialmente comandado pelo técnico argentino Anselmo Pisa. Já nas épocas seguintes, raras seriam as vezes em que o jogador ficaria de fora das fichas de jogo. Nesse contexto, ao assumir-se frequentemente como um dos titulares, o atleta contribuiria para os feitos conseguidos pelos eborenses nas 14 campanhas consecutivas nas pelejas primodivisionárias. Para além do longo período em que ininterruptamente disputaria a 1ª divisão, outros momentos emergiriam em que o avançado seria visto como um dos mais fortes pilares. Destacar-se-iam, durante o mencionado intervalo de tempo, o 5º lugar alcançado no Campeonato Nacional de 1956/57 e as duas vezes em que o colectivo alentejano atingiria as meias-finais da Taça de Portugal.
Com a importância demonstrada, não só no seio do grupo de trabalho do Lusitano de Évora, mas ao revelar-se como um dos melhores intérpretes a jogar nas provas lusas, a chegada de José Pedro às convocatórias das diferentes selecções portuguesas não causaria grande surpresa. Com o currículo abrilhantado por 4 jogos pela equipa “b” e mais 6 pelo conjunto “militar”, ao extremo-esquerdo também chegaria a oportunidade de envergar a principal “camisola das quinas”. Com a primeira partida, pela mão de Tavares Silva, a acontecer a 22 de Maio de 1955, a mítica vitória por 3-1 frente à Inglaterra precederia o encontro, disputado quase um ano depois, com a Turquia. Nesse “match”, com o mesmo resultado final do anterior, o atacante conseguiria a sua segunda internacionalização e fecharia o percurso ao serviço do colectivo “A” de Portugal.
Depois de cumprir 15 anos com as cores do Lusitano de Évora, com a última temporada já na disputa do escalão secundário, José Pedro tomaria a decisão de rumar em outro sentido. Com 302 jogos disputados na 1ª divisão e 85 remates certeiros no mesmo patamar, o extremo-esquerdo ficaria para história, atrás do guarda-redes Vital, mas à frente de nomes míticos como Falé, Paixão ou Caraça, como o segundo atleta com mais presenças pela agremiação alentejana, no convívio com os “grandes”. Já os golos concretizados deixá-lo-iam na posição cimeira dos melhores marcadores, ao serviço do colectivo eborense, no degrau máximo do Campeonato Nacional.
Após deixar o Lusitano Ginásio Clube com o fim da temporada de 1966/67, José Pedro ainda continuaria ligado à modalidade por mais algum tempo, tendo, posteriormente, representado o Juventude de Évora e ainda o Atlético de Reguengos de Monsaraz.

Sem comentários: