1427 - LIBERTO DOS SANTOS

Tendo em conta a altura em que o jogador fez carreira, mais uma vez foi fácil de adivinhar as dificuldades que iria encontrar na procura por dados suficientes para conseguir construir, de forma fiável, uma biografia capaz de ilustrar o seu percurso desportivo. O prognóstico, simples de fazer, veio a confirmar-se e para não prolongar em demasia esta nota introdutória, posso afirmar que essa projecção, por sorte, será uma das poucas verdades incontestáveis daquilo que agora comecei a escrever!
Segundo a Federação Portuguesa de Futebol, informação replicada amiúde por outras fontes, Liberto dos Santos terá nascido a 1 de Fevereiro de 1908 (1). Com a comunicação tida como certa, gostaria de apresentar um dado que assevera ser de 1922 a primeira aparição do jogador com as cores do União Lisboa (2). Tendo em conta a fraca probabilidade de, à altura, existirem patamares de formação, o último elemento cronológico exposto, até pode parecer, aos olhos de hoje, um pouco estranho. No entanto, mesmo ao aceitar que o ano, provavelmente, fará alusão à sua estreia sénior, a referência não é assim tão esquisita, pois antigamente era habitual haver atletas de tenra idade já inseridos na categoria principal. Ainda assim, tenho de sublinhar uma ressalva e indicar que a fonte utilizada, no que concerne ao arranque da caminhada competitiva do jogador, foi a única onde encontrei menção a 1922.
No que pertence ao currículo com as cores de Portugal (1), e acho que neste contexto as dúvidas serão mínimas, a estreia de Liberto dos Santos com as cores lusas terá acontecido a 24 de Janeiro de 1926. A partida, um “amigável” frente à Checoslováquia e sob a orientação de António Ribeiro dos Reis, seria disputada no portuense Campo do Ameal e viria a terminar com um empate a 1 bola. Depois desse embate, à data do qual o avançado contava 17 anos de idade, seguir-se-iam outras 4 pelejas internacionais e sempre de cariz preparatório. O referido percurso viria a servir de rampa para a sua inclusão no grupo que, em 1928, marcharia para a cidade neerlandesa de Amesterdão. Nos Jogos Olímpicos, na intendência de Cândido de Oliveira, o atacante acabaria por nunca entrar em jogo. Ainda assim, é impossível de desassociar a convocatória para tão importante certame desportivo, à sua qualidade como praticante e, com tal ideia em mente, não vincar a grandeza do atacante no cenário futebolístico nacional.
Ao regressar à sua caminhada clubística, há ainda para somar alguns factos relevantes. Com o União Lisboa a destacar-se como uma dos bons conjuntos da modalidade, muito para além das participações no Campeonato de Lisboa, o grande destaque surgiria com a presença da equipa “alfacinha” na final da edição de 1928/29 do Campeonato de Portugal. Na derradeira partida da prova, onde, à baliza, marcaria presença Carlos Silva, outro internacional pelo emblema do bairro de Alcântara, Liberto dos Santos, como a figura de maior peso e capitão da agremiação, também viria a ser escolhido para o “onze” a apresentar-se na contenda (3). Infelizmente para o listado alvinegro, a vitória sorriria ao adversário e o troféu, com o resultado final a quedar-se pelos 2-1, seria arrecadado pelo Belenenses.
Há ainda um par de acontecimentos que, tirando a curiosidade dos mesmos, revelam bem a importância do avançado no panorama do futebol português. O primeiro surgiria a 27 de Junho de 1926, com a inauguração do Campo da Tapadinha, à altura na posse do Carcavelinhos, para mais tarde, por junção do referido emblema com o União Lisboa, ficar como propriedade do Atlético. Para o evento seriam convidadas uma série de figuras solenes da modalidade e Liberto dos Santos, entre os futebolistas Carlos Canuto, António Augusto Lopes e João Francisco Maia, surgiria como um dos nomes convidado a apadrinhar o novo empreendimento desportivo.
O outro episódio emergiria com a tournée (4) feita pelo Sporting ao Brasil no Verão de 1928. Como era habitual à data, por altura de particulares com equipas estrangeiras ou em digressões além-fronteiras, os clubes tinham por costume pedir “emprestados” alguns atletas a outras colectividades. Na viagem transatlântica, com o plantel leonino, ao lado dos também “olímpicos” António Roquete, Armando Martins e Carlos Alves, Liberto dos Santos partiria em direcção a “Terras de Vera Cruz”.

(1)https://www.fpf.pt/pt/Jogadores/Jogador/playerId/729713
(2)https://heroisdabola.com.br/jogadores/liberto-santos/grande
(3)https://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1666185
(4)https://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/fotografia-com-historia-dentro-222-6361286?thread=63329990

Sem comentários: