52 - ALEX AFONSO

É um regresso a Portugal, mas será que alguém ainda consegue lembrar-se dele?
Estávamos em 2002/03 quando, este avançado brasileiro vindo da Portuguesa, chegou para jogar num Portimonense a militar na 2ª Liga. Um ano volvido e, já com as cores do Alverca, Alex Afonso estreia-se na nossa 1ª divisão nacional.
As suas prestações, bem conseguidas ou não – não tenho qualquer lembrança – levaram-no de regresso ao Brasil e para representar o Palmeiras. A verdade é que dos quatro anos em que esteve associado ao clube paulista, poucos foram os dias que lá passou. Foi sucessivamente emprestado a outros clubes, até que, em 2008, surge no seu percurso nova oportunidade. No Miami FC da Major Soccer League, ao atingir 15 golos, faz a sua melhor época enquanto profissional. Pelos vistos não terá sido suficiente para convencer os responsáveis do emblema americano...
Após mais duas temporadas no Brasil, chega agora ao Estoril Praia um atleta que, apesar de não ter tido um percurso extraordinário, poderá ter um papel importante. Se tivermos em conta que os “Canarinhos” terminaram a temporada passada na metade inferior da tabela classificativa da 2ª Liga, os golos que Alex Afonso possa trazer poderão ser essenciais para planos mais ambiciosos.

51 - DIGÃO

Terá sido por sugestão e mediação de Dill, antigo avançado da casa, que ao Penafiel chegou este brasileiro. Levado, em 2004, do São Paulo para o AC Milan, Digão jogou somente uma partida na “Serie A”. Tem andado, a maior parte do tempo, a saltar de empréstimo em empréstimo, por clubes italianos de menor monta. A excepção foi a época de 2008/09, durante a qual representou o Standard Liège.
Deste defesa também gostaria de contar-vos sobre as suas passagens pelos diferentes emblemas italianos; gostaria de relatar-vos as suas belas exibições. No entanto, tirando os dois anos passados no Rimini, Digão pouco jogou. Assim sendo, parece-me normal que deste jogador pouco, ou nada, conheça sobre as suas capacidades. Todavia, há uma coisa que é certa. A sua maneira de ser é bem diferente da dos demais colegas de profissão. Duvidam?! Ora, atentem às suas declarações: “Não, não sou do Penafiel desde pequenino. Nunca tinha ouvido falar do Penafiel e não conhecia a II Liga de Portugal”*. Mas terá sido por este discurso, de oposição as frases feitas no futebol, que fez do jogador uma das contratações mais badaladas deste Verão? Claro que não! É que este senhor é, apenas e só, o irmão mais novo do "galáctico" Kaká.

*retirado do artigo de Pedro Jorge da Cunha, publicado em https://maisfutebol.iol.pt., a 24/07/2010

50 - ROBERTO

Vi no outro dia, uma t-shirt com a seguinte inscrição: "Frangos à Roberto. Caros, mas bons"! Há que ser sincero: Essa foi, na realidade, a primeira imagem que o 13º guarda-redes mais caro de sempre na história do futebol, deixou nos adeptos benfiquistas!
Nunca vi ninguém deixar 6 milhões de pessoas em pânico. Roberto conseguiu-o; consegui-o ao brindar-nos com momentos de verdadeiro surrealismo futebolístico! Mas, como tudo na vida, o futebol tem muito de irónico. A verdadeira besta passou a herói quando, após ter sido relegado para o banco de suplentes, foi obrigado a entrar e, espante-se, defendeu o “penalty” que o seu colega de baliza, entretanto expulso, cometeu!
De um momento para o outro tudo pareceu justificar-se. Por um lado, o sucesso que Roberto atingiu no ano transacto ao serviço do Zaragoza, deixou de ser interrogado; por outro, os €8,5 milhões que o Benfica pagou ao Atlético Madrid passaram a ser vistos como um excelente investimento! O que havemos de fazer?!

49 - HILDEBRAND

Chegou ao Sporting para fazer frente a Rui Patrício. Parecia, à partida, ter a tarefa facilitada. Todavia, a evolução que o actual titular da baliza leonina tem mostrado, aparenta ser suficiente para que o internacional alemão ainda não tenha merecido, por parte do treinador Paulo Sérgio, grandes oportunidades.
Estranha opção a do técnico do Sporting, tendo em conta o seu percurso. Timo Hildebrand começou no VfB Suttgart e por lá ficou até 2007. Várias épocas após a sua promoção à equipa sénior do emblema alemão e a com 1 vitória na Liga germânica a colorir o seu currículo, o Valência avançou para a sua contratação. Em Espanha começou por ser bastante utilizado. No entanto, e depois da partida de Ronald Koeman, a sua vida mudou. Já sob a orientação de Unai Emery, e após a recusa em sentar-se no banco de suplentes, o guarda-redes não mais participou em qualquer partida. Como resultado do incidente, e a meio da temporada de 2008/09, Hildebrand voltou à Alemanha, dessa feita para representar o Hoffenheim.
Na selecção, apesar de ter sido uma terceira escolha, foi escolhido para integrar as comitivas que participaram no Euro 2004, na Taça das Confederações de 2005 e no Campeonato do Mundo de 2006.

48 - HUGO LEAL

É o futebolista mais novo de sempre a participar num jogo oficial pelo Sport Lisboa e Benfica. Tinha somente 16 anos quando, a 20 de Abril de 1997, contra o Sporting de Espinho, fez a estreia com a camisola das “Águias”. Começava assim uma promissora carreira que, nem passados dois anos, atingiu outro grande marco: Hugo Leal era convocado pela primeira vez, à selecção nacional “A”.
Porém, de auspiciosa a sua vida futebolística teve só o início. O que se seguiu a esses passos iniciais, foram uma serie de opções que acabaram por resultar numa carreira que, eufemisticamente, podemos adjectivar como desapontante. No final da época de 1998/99, no meio de uma controvérsia como só as de João Vale e Azevedo conseguiam ser, o médio saiu para o Atlético Madrid. E se dessa vez a polémica não rodou à volta de fruta de qualidade duvidosa, à altura, o Presidente do Benfica não poupou o antigo prodígio do clube e apelidou-o, se bem me lembro, de "palhaço"!
Depois de falhada a aposta nos “Colchoneros” e de acompanhar o clube madrileno na descida de divisão, o médio decidiu-se pela capital francesa e assinou pelo PSG. Em Paris, ainda conquistou uma Taça de França. Contudo, e ao ver que cada vez era menos utilizado, decidiu voltar a Portugal e ao FC Porto.
Desde esse momento, a carreira de Hugo Leal tem vindo a resumir-se a uma série de mudanças de emblemas. Académica de Coimbra, Sporting de Braga, Belenenses e Trofense foram alguns dos emblemas que precederam, neste último defeso, a sua transferência do Salamanca para o Vitória de Setúbal. Com 30 anos já não deverá ter muitas mais oportunidades para mostrar o seu valor. Aquilo que já conseguiu provar este ano, é que marcar um “penalty” no Estádio da "Luz" causa um nervoso tal que até dá para falhar perante Roberto!

47 - SILVA

O próximo "cromo" é para mim, devido à pouca informação existente, um quase incógnito. Deste Weliander Silva Nascimento, reforço do Vitória de Setúbal para a presente época, sei aquilo que a maioria saberá: que veio do Duque de Caxias e que joga a “trinco”.
Talvez saiba apenas um bocadinho mais! Assim sendo, posso afirmar que terá chegado em 2007 ao Duque de Caxias, cedido por empréstimo pelo Vasco da Gama. No emblema “carioca” já tinha jogado dois anos como sénior, depois de aí ter também feito as últimas temporadas nos escalões de formação. Sei igualmente que tem merecido a confiança de Manuel Fernandes no escalonar do meio campo sadino.
Para já, as suas presenças em jogo são um bom indicador!

46 - JÚLIO CÉSAR

Homónimo do histórico líder romano, é certo que não deve a alcunha à ampla distribuição geográfica que a sua carreira atingiu. Então, porquê "O Imperador"?
É um facto que os primeiros anos como profissional prometê-lo-iam como um dos futuros valores do futebol mundial. A sua contratação pelo Valladolid, quando contava apenas 17 anos, e os 60 jogos feitos em 3 épocas de “La Liga”, serviriam para sublinhar a referida projecção. Ao sustentar a sua acção nesses números, o Real Madrid, em 1999, haveria de avançar para a sua contratação. Porém, às vezes a passada é maior que a perna e a mudança para a capital espanhola acabaria por reforçar tal verdade.
A sua passagem pelos “Merengues” ficaria muito aquém do esperado e nem os empréstimos ao AC Milan, à Real Sociedad e ao Benfica, serviriam para que Júlio César conseguisse recuperar o seu prestígio. Começaria aí uma verdadeira aventura futebolística, que levaria o defesa brasileiro, nunca por mais de uma ou duas temporadas, a percorrer diversos Campeonatos. Áustria de Viena, Bolton, Tigres UANL, Olympiakos, Dinamo Bucaresti e Gaziantepspor transformar-se-iam nos emblemas dessa verdadeira epopeia.
Voltou este ano a Portugal para representar o Marítimo e já começou mal! Naquela que poderia ter sido encarada como uma grande oportunidade para relançar a sua carreira, o atleta, que ainda não conseguiu estrear-se, já está envolto em polémica e tudo por chegar atrasado a um treino.

45 - ELDERSON ECHIÉJILÉ

Terá sido a maneira de sublinhar o começo de um novo ciclo na sua carreira, quando, ainda mal tinha chegado, disse que, a partir daquele momento, queria ser tratado por Elderson. Ficámos sem saber o real porquê da mudança, mas, há que ser sincero: temos todos que agradecer a troca, pois em “Echiéjilé” há, e já não é caso único no futebol português, uma exótica e bem difícil dicção!
Curiosidades à parte, o que já foi dado a ver pelo defesa é que, junto com uma portentosa disponibilidade física, Elderson é também dono de uma habilidade bem acima da média. Ora, terá sido tudo isso que despertou a curiosidade do Rennes que, em 2006, foi buscá-lo ao Bendel Insurance. Desde os 16 anos a jogar no conjunto principal da equipa nigeriana, o esquerdino viu-se na 1ª divisão de um dos principais campeonatos europeus, com apenas 19 anos. Apesar de prometer muito, a verdade é que, em França, nunca conseguiu ser visto como uma primeira escolha. Já em sentido contrário a sua presença na selecção da Nigéria tem sido apreciada e, este ano, acabou chamado para disputar a Fase Final do Mundial organizado na África do Sul.
Mesmo tendo realizado, em 3 temporadas, apenas 19 partidas na Liga francesa, Elderson é uma das grandes apostas do Sporting de Braga. Transferiu-se no começo desta campanha para o conjunto minhoto e, até ao momento, tem acompanhado a boa carreira dos "Arsenalistas", merecendo a confiança do treinador Domingos Paciência, para ocupar o lado esquerdo da defesa.

44 - ARTUR MORAES

Quando ouviu dizer-se que da AS Roma vinha um guarda-redes, automaticamente pensei que estaria encontrado o titular para a baliza do Sporting de Braga. Até ver, não tem sido essa a realidade!
Tal facto não deve servir, de modo algum, para apontar falta de qualidade ao jogador. Acredito que a sua contratação em 2008 pelo Siena, a sua passagem pelo Cesena e a posterior transferência para o emblema da capital italiana não tenham sido um engano. Além disso, e para aferir Artur Moraes como um bom guardião temos ainda as várias épocas que fez como titular. Ainda no Brasil, mostrou-se como prioridade nas equipas do Cruzeiro e do Coritiba; já na AS Roma de 2009, e na sequência da lesão que afastou Doni, foi dele o lugar à baliza. É verdade que, desde aí, a sua presença tem sido menos notada. O ano passado regressou à condição de suplente, para, já nesta pré-época ter sido excluído dos planos do treinador Claudio Ranieri.
 Independentemente dos altos e baixos do seu percurso, Artur Moraes servirá em Braga, sem sombra de dúvida, para aumentar a competitividade e qualidade de um grupo que, este ano, já consegui a proeza de qualificar-se para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões.

43 - OTAMENDI

Vindo do Vélez Sársfield, onde ganhou o Torneio de Clausura de 2009, chegou ao Dragão com a difícil missão de substituir Bruno Alves. Se olharmos apenas para o seu historial teremos algumas dificuldades em acreditar que este jovem central seja capaz de cumprir tamanha demanda. A verdade é que em apenas dois anos como sénior, Otamendi conseguiu singrar de forma espantosa. Tornou-se num dos esteios da sua antiga equipa e, como resultado de tal proeza, fez-se presença habitual nas convocatórias da principal selecção da Argentina.
Outra prova da qualidade precoce deste jogador é que conseguiu ser convocado para representar o seu país, quando apenas contava com 11 jogos como profissional. Foi essa estreia que o levou ao Mundial da África do Sul. Diego Armando Maradona, na condição de treinador, deu-lhe a titularidade. Contudo, a chamada viria com uma surpresa: Otamendi, que por norma posiciona-se como central, jogou no último Campeonato do Mundo como defesa lateral direito.

42 - MANICHE

Não digo que a sua chegada a Alvalade seja mera coincidência, mas a verdade é que a amizade entre o novo Director Desportivo dos “Leões” e Maniche é bem conhecida de todos! No entanto, e se a relação entre Costinha e o médio é publica, também a raça do internacional português é reconhecida como valiosa. Ora, isso faz do reforço “verde e branco”, apesar dos seus 32 anos, numa das mais válidas contratações do Sporting.
Maniche, formado pelo Benfica, começou a carreira de sénior, alternado entre a "casa-mãe" e o "satélite" Alverca. Apesar das suas qualidades não enganarem ninguém, o médio, sob a acusação de supostas falhas comportamentais, acabou na lista dos proscritos. Constou que o problema não terá sido tanto de a falta de disciplina; constou que o problema terá sido a opção errada na hora de escolher o seu empresário!
No ostracismo a que o Benfica o sentenciou, viu José Mourinho a oportunidade de contratar um jogador que, no meio campo do FC Porto, veio a afirmar-se como uma das pedras basilares nas conquistas da Taça UEFA de 2003 e da "Champions" do ano seguinte. Depois, e com mais títulos à mistura, seguiram-se o Dínamo de Moscovo, o Chelsea, o Inter de Milão, o Atlético de Madrid e o Köln…
Então, o que leva um atleta, que já ganhou tudo e que representou os melhores clubes da Europa, decidir-se por um emblema em tão sinuoso caminho? Alguns poderão dizer que ao jogador não terão chegado outras propostas! Segundo o próprio, não foi uma questão de falta de opções, mas de coração! Nisso, e sem pôr em causa a sua devoção, não deixa de ser engraçado ouvir um futebolista que herdou a alcunha do dinamarquês Michael Manniche, uma lenda para os lados da “Luz”, a dizer-se do Sporting desde pequenino!

41 - JAIME VALDÉS

A chegada de Costinha ao corpo directivo do Sporting empurrou de Alvalade alguns jogadores e trouxe outros que, numa ou outra altura da vida do antigo internacional, partilharam com ele o balneário das equipas por onde passou. Este médio conheceu-o na derradeira etapa da sua carreira, no Atalanta.
O internacional chileno, como grande promessa do futebol sul-americano que era, cedo despertou a cobiça dos clubes europeus. Ainda bem novo, saiu do Palestino e viajou para a “Serie A” de Itália, onde, em Outubro de 2000, conseguiu estrear-se com apenas 19 anos. Quatro anos de boas exibições ao serviço do Bari, entre subidas e descidas do clube, chegaram para que a Fiorentina nele reparasse. Contudo, passado um ano na equipa de Florença, onde pouco jogou, viu-se envolvido no negócio da transferência de Valeri Bojinov e rumou ao Lecce. Depois de 3 anos neste emblema e mais 2 no Atalanta, chegou por fim a Alvalade. Apesar de já não estar na flor da idade (29 anos), Jaime Valdés, pelo que foi dado a ver, continua a mostrar qualidades que farão dele um dos principais candidatos a ocupar um lugar na meia esquerda leonina.

40 - JOÃO MOUTINHO

Se comecei por falar em polémicas e paixões, tinha que aparecer em primeiro lugar, obrigatoriamente, João Moutinho! Podem dizer que não tem nada de espantoso um bom jogador transferir-se para o "Dragão". Nada, se o referido atleta não vier de um dos grandes rivais do FC Porto! Bem, talvez até isso não seja o suficiente para tanta surpresa. A verdade é que expressões como "Maçã Podre", fizeram desta contratação a mais badalada do Verão.
Havia algum tempo, e não era segredo, que o agora ex-capitão do Sporting andava "desconfortável" com a camisola que o formou. Já a sua ida para a cidade do Porto, acho que poucos conseguiriam adivinhar. Digo poucos porque, parece-me a mim, que o Presidente dos “Dragões”, que acabou por sair como o apaziguador da contenda, é capaz de ter tido um pouco mais de peso num, sempre negado, aliciamento. Jorge Nuno Pinto da Costa acabou por aparecer em cena, como se não tivesse despoletado toda esta embrulhada. Assim sendo, a história acabou com os maus da fita a serem os dirigentes de Alvalade. Para além de nunca escutarem os anseios do atleta, os responsáveis pelo Sporting ainda conseguiram enxovalhá-lo e apelidá-lo de traidor! Conclusão: mais uma vergonhosa trapalhada!

REFORÇOS 2010

Com o fecho do mercado das transferências, abriu-se a oportunidade para apresentar algumas das contratações feitas pelos nossos clubes profissionais. Não são tão faustosas como as de outras ligas, contudo, não deixam, de suscitar iguais polémicas e paixões.
Por isso, e porque no "cromo sem caderneta" só se especulam as certezas, dedico a minha atenção, neste mês de Setembro, ao curioso esmiuçar dos –  uns bem mais do que outros –  reforços.