202 - PEDRO REIS

Ao dedicar grande percentagem da carreira sénior à equipa principal de Paranhos, Pedro Reis conseguiu, naturalmente, um lugar de destaque na centenária história do “velhinho” Salgueiros. Todavia, para além das 12 temporadas cumpridas no Estádio Vidal Pinheiro, muitos foram os marcos que o antigo defesa ajudou a alcançar.
Foi na cidade de Matosinhos, no clube da sua terra, que, juntamente com o irmão Berto, decidiu mostrar os seus dotes de futebolista. Ao dar os primeiros chutos na bola nas camadas jovens do Leixões, Pedro, no entanto, veio a terminar a formação noutra popular colectividade do concelho. Como atleta do Leça, em 1986/87 e a militar na 3ª divisão, estreou-se como sénior. Tão poucas dúvidas terão deixado as suas exibições que os responsáveis do Salgueiros, ao terminar a dita época, decidiram fazer do jovem futebolista uma aposta para reforçar o sector mais recuado da equipa. Contratado, rapidamente as suas qualidades puseram-no como uma das principais escolhas para o “onze” titular. Tanto na direita, como no eixo da defesa, durante a dúzia de anos em que jogou no Vidal Pinheiro, foi uma das figuras de proa e, como é exemplo a participação nas competições da UEFA, fez parte dos momentos mais áureos do emblema.
Meritoriamente chegou à condição de “capitão” e como dono da braçadeira, na temporada de 1999/00, pôs um ponto final à sua vida nos relvados. Na bagagem da memória, arrecadou 340 partidas ao serviço do Salgueiros, que fizeram dele o recordista de presenças pelo clube. No somar desses números, carregou também uma inabalável dedicação. Paixão que fez o antigo defesa abraçar a “ressurreição” do emblema e a tornar-se no primeiro treinador do Salgueiros 08.

2 comentários:

António Real disse...

um grande central grande dedicaçao a este clube

(Através do Facebook, a 28 de Dezembro de 2011)

Helder Carrilho disse...

Lembro-me bem deste jogador, lutador, ao estilo do João Pinto do Porto

(Através do Facebook, a 28 de Dezembro de 2011)