1120 - HUGO VIANA

Destacar-se-ia nas camadas de formação do Gil Vicente, para, ainda nos primeiros passos de aprendizagem, ser contratado pelo Sporting. Já como aluno da “escola” leonina, Hugo Viana começaria a ser chamado às jovens selecções portuguesas. Com as cores nacionais, pelas quais, nos diversos patamares, atingiria mais de 90 internacionalizações, o médio ajudaria a vencer a edição de 2000 do Europeu sub-16.
Ao mostrar-se como um praticante de fino recorte técnico, a sua ascensão no emblema lisboeta depressa haveria de apontá-lo como um dos mais brilhantes intérpretes do futebol “verde e branco”. Na temporada de 2000/01, ainda em idade júnior, faria a sua estreia pela equipa “b”. Já na época seguinte, poucos seriam os jogos disputados na segunda equipa do Sporting, pois o técnico Laszlo Bölöni depressa veria no centrocampista qualidade suficiente para acrescentar valor ao plantel principal. Ainda que num conjunto cheio de craques, casos de João Vieira Pinto, Pedro Barbosa, Mário Jardel, Paulo Bento, Sá Pinto, entre outros, o atleta transformar-se-ia num dos elementos de maior relevo. Ao participar na maior parte dos jogos escalonados para a campanha de 2001/02, Hugo Viana transformar-se-ia num dos principais pilares da “dobradinha” conquistada nessa temporada.
As vitórias no Campeonato Nacional e na Taça de Portugal, levá-lo-iam a ser olhado, pelos grandes clubes da Europa, como um possível bom reforço. Nessa “corrida” pelo seu concurso, seria o Newcastle a concretizar o intento de contratação. Orientado por Sir Bobby Robson, o médio, mesmo tendo participado em diversas partidas, acabaria por não ir de encontro às expectativas criadas em seu redor. Num futebol ainda muito físico, a verdade é que Hugo Viana encontraria imensas dificuldades para impor-se. O resultado da inadaptação a uma realidade competitiva assente em índices corporais deveras exigentes, faria com que o jogador não conseguisse vingar na Premier League e, ao fim de 2 anos, acabasse por ser dispensado.
Ao eclipsar-se na época seguinte à da chegada a Inglaterra, a solução para a sua carreira viria com o empréstimo ao Sporting. De volta aos “Leões”, numa altura em que o emblema “verde e branco” era orientado por José Peseiro, Hugo Viana participaria na campanha europeia que levaria o Sporting ao derradeiro desafio da Taça UEFA de 2004/05 e à perda do troféu, numa final disputada no Estádio de Alvalade, frente aos moscovitas do CSKA. Outra curiosidade dessa temporada viria com as chamadas à selecção. Depois de 14 internacionalizações pelo principal conjunto luso e de, embora sem jogar, ter sido chamado ao Mundial de 2002, o médio conseguiria, pela primeira vez na caminhada competitiva, ser utilizado num jogo oficial da equipa “A” portuguesa.
Seguir-se-ia, em termos clubísticos, a contratação pelo Valência. Primeiro por empréstimo do Newcastle e, para a época de 2006/07, já em termos definitivos, as partidas cumpridas pelo emblema “che” caracterizar-se-iam por algumas intermitências exibicionais. Essas oscilações acabariam por cotar em baixa a passagem de Hugo Viana pela “La Liga”. Mesmo assim, a presença do seu nome na lista de atletas arrolados para o Mundial de 2006, confirmaria o valor do centrocampista como alvo de algum crédito. No entanto, seria só com o ingresso no Sporting de Braga que voltaria a ver os seus desempenhos classificados acima da média. No Minho, onde actuaria entre 2009 e 2013, conseguiria impor-se como um elemento de importância vital, contribuindo para a vitória na Taça da Liga de 2012-13 e, ainda nessa campanha, para a chegada dos “Guerreiros” à final da Europa League.
Os últimos anos da sua carreira enquanto desportista, passá-los-ia no Médio Oriente. Depois dos Emirados Árabes Unidos e de vestir as camisolas do Al-Ahli e Al Wasl, Hugo Viana, ao manter-se ligado ao futebol, entraria para o universo dos dirigentes desportivos. Com as portas abertas pelo Belenenses em 2017, o regresso ao Sporting a convite de Francisco Varandas fá-lo-ia ocupar o cargo de Director Desportivo. Nessas tarefas, destaque para o seu papel nas vitórias conseguidas na temporada de 2020/21, para a conquista da Taça da Liga e, pondo fim a um jejum de 19 anos, para o triunfo no Campeonato Nacional.

Sem comentários: