1412 - ZÉ DA ROCHA

Sem não conseguir apurar o percurso de Zé da Rocha correspondentes aos anos iniciais da sua carreira desportiva, foi fácil de escrutinar a porta de entrada do médio-ofensivo no futebol português.
Com a inclusão no plantel do Académico de Viseu, Zé da Rocha, natural de Cabo Verde, cumpriria a temporada de 1990/91 na Beira Alta. Na disputa da 2ª divisão, titularíssimo na equipa comandada por José Rachão, as suas exibições, ajudadas pelo 4º posto da tabela classificativa alcançado no final da mencionada época, fariam com que outros emblemas começassem a olhar para si e a aferi-lo como um bom reforço. Nesse sentido, por razão dos desempenhos portentos de técnica e a desvendar um grande entendimento do jogo, seria o primodivisionário Gil Vicente a rubricar um contrato com o atleta. Já em Barcelos, a trabalhar sob a alçada de António Oliveira, o médio-ofensivo continuaria a ser utilizado com regularidade. No entanto, com o termo da campanha de 1991/92, o jogador, de forma algo surpreendente, deixaria o emblema a jogar em casa no Estádio Adelino Ribeiro Novo e trocaria, mais uma vez, de colectividade.
Dessa feita, o destino de Zé da Rocha encaminhá-lo-ia até à “Cidade dos Estudantes”. Ao serviço da “Briosa”, retornaria às pelejas secundárias e para jogar, mais uma vez, sob a voz de comando de José Rachão. Porém, tal como ficariam caracterizados esses seus anos competitivos, a ligação à Académica de Coimbra apenas duraria uma campanha. De seguida, outros emblemas entrariam na sua senda competitiva e, num período caracterizado pela errância, suceder-se-iam no currículo do médio o Rio Ave (divisão de honra), onde voltaria a trabalhar com José Rachão, o regresso ao Gil Vicente (1ª divisão) e o Leça FC (1º divisão).
Seria a entrada, na temporada de 1995/96, na agremiação sediada no concelho de Matosinhos que acabaria por transformar grandemente o desenrolar da caminhada desportiva de Zé da Rocha. Ao fixar-se no emblema de Leça da Palmeira, o médio-ofensivo encetaria um largo intervalo de tempo em que não mudaria de colectividade. Aliás, as 7 campanhas a envergar o listado verde e branco da camisola nortenha, fariam do clube o mais representativo de todo o seu trajecto enquanto futebolista. Esses anos, com 3 épocas primodivisionárias, levariam o jogador a somar partidas suficientes para, num total a juntar às anteriores aparições entre os “grandes”, ficar registado como um dos atletas cabo-verdianos com mais jornadas disputadas no escalão máximo português.
Com o “Caso Guímaro” a castigar o Leça FC, Zé da Rocha acompanharia o clube na despromoção ao escalão secundário. Curiosamente, seria durante esse período que o centrocampista, depois de ter sido chamado anteriormente aos trabalhos da sua selecção, haveria de obter algumas internacionalizações por Cabo Verde. Posteriormente, a  entrar nos derradeiros anos como praticante profissional, o atleta ainda teria tempo para, em 2002/03, vestir a camisola do Feirense e para representar, segundo algumas fontes, o Lusitânia de Lourosa. Penso que já depois de ter “pendurado as chuteiras” e desconhecendo a altura certa, ter-se-á dado o seu regresso ao país natal. Porém, ignoro qual a sua relação que, desde essa altura, mantem com o futebol.

Sem comentários: