1431 - JAIME CERQUEIRA

Ao terminar a formação ao serviço do Amarante, Jaime Cerqueira, na temporada de 1986/87, seria promovido à equipa principal. Tido como um praticante de enorme potencial, o jovem atleta, apesar de disputar o 3º escalão, depressa conseguiria chamar a atenção de colectividades de maior ambição. Por essa razão, passada apenas uma temporada desde a sua promoção a sénior, o jogador seria desafiado por um Estrela da Amadora com aspirações a lutar por um lugar entre os “grandes” do futebol luso. Logo no ano da sua chegada ao emblema da Linha de Sintra, orientado pelo mítico Joaquim Meirim, o futebolista contribuiria para a vitória na Zona Sul da 2ª divisão e para a consequente promoção ao patamar máximo português.
Com Estrela da Amadora a estrear-se na 1ª divisão, Jaime Cerqueira, também ele como debutante no escalão máximo, acabaria por inscrever o seu nome na história do clube. Outro momento de relevância na carreira do médio chegaria com a edição de 1989/90 da Taça de Portugal. Com os “Tricolores” surpreendentemente a avançar na competição, o atleta haveria de ser chamado pelo treinador João Alves à derradeira peleja da apelidada “Prova Rainha”. No Estádio do Jamor, o jogador iniciaria a finalíssima no banco de suplentes. Porém, perto do fim dos 90 minutos regulamentares, seria chamado a entrar em campo e desse modo, frente ao Farense, contribuiria para a gloriosa vitória da sua colectividade.
Pouco utilizado na última temporada na Reboleira, para o futuro próximo de Jaime Cerqueira, muitos terão, com forte probabilidade, vaticinado um passo atrás na carreira. No entanto, a transferência para o novo clube indicaria tudo menos um retrocesso. Com João Alves a transitar para o Boavista na temporada de 1990/91, também o médio seguiria caminho até à cidade do Porto. No Bessa passaria duas épocas e mesmo sem conseguir conquistar um lugar como titular absoluto, o jogador deixaria boas indicações. Já no que toca aos melhores momentos na passagem pelos “Axadrezados”, mais uma vez vivê-los-ia na disputa da Taça de Portugal. Ainda que ausente da final frente ao FC Porto, o atleta jogaria as eliminatórias anteriores e, com essas participações, entraria para o rol de vencedores da edição de 1991/92 da prova.
Seguir-se-ia o Gil Vicente e aquela que viria a tornar-se, em termos de prestações individuais, na melhor fase da sua carreira. Em Barcelos, o médio sublinhar-se-ia como um atleta de cariz primodivisionário e para tal avaliação em muito contribuiria a titularidade conquistada com os diferentes técnicos. Depois viria a passagem pelo plantel de 1994/95 do Desportivo de Chaves e o regresso ao Minho para, mais uma vez ao serviço dos “Galos”, terminar a sua experiência nos palcos maiores do Campeonato Nacional.
Já com 8 temporadas consecutivas e 125 partidas na 1ª divisão, Jaime Cerqueira entraria nas derradeiras etapas da sua caminhada enquanto futebolista. Daí em diante sempre nos escalões secundários, Paços de Ferreira, Sporting da Covilhã, Ovarense, Sporting de Lamego, Amarante e o Aparecida completariam um currículo que viria a terminar em 2001.

Sem comentários: