103 - KAKÁ

Para não fugir muito à tendência deste Fevereiro, o último "cromo" do mês é, como a maioria, não uma estreia, mas um regresso ao Campeonato português.
Kaká voltou a Portugal, onde chegou pela primeira vez na época de 2006/07 e para representar a Académica de Coimbra. Desta feita vem para jogar nos "Guerreiros do Minho" e traz com ele a responsabilidade de fazer esquecer Moisés que, nas últimas temporadas, foi o "patrão" defensivo do Sporting de Braga. Pelo que conheço do jogador, a aposta não sairá defraudada. As razões que fizeram dele um central cobiçado na “Bundesliga”, servirão, por certo, para colmatar a saída do seu conterrâneo.
É verdade que na Alemanha as coisas não terão corrido de feição para Kaká. Na primeira época ao serviço do Herta de Berlim ainda jogou algumas partidas. Já na seguinte, a sua utilização ficou abaixo do expectável e a solução encontrada foi a cedência aos cipriotas do Omonia Nicosia. Depois de ter sido campeão no Chipre, o regresso ao clube alemão voltou a ser desapontante. Depois de, na metade inicial desta temporada, ter vestido por uma vez apenas a camisola do emblema da capital, o brasileiro está de volta a Portugal. Através de mais um empréstimo, o central vem para ajudar a equipa minhota a atingir os “objectivos europeus”. Mesmo com toda a sua vontade, o 7º lugar do Sporting de Braga faz parecer cada vez mais distante esse propósito.

102 - TONY

Sobranceiramente, pensamos que é fácil moldarmos os lugares. Um engano! O Homem faz-se gente à custa do meio onde nasce. A geografia, o clima, a fauna, a flora e, principalmente, os costumes têm a habilidade de talhar as pessoas.
Tony, apesar de ter nascido em França, conservou bem as características das pessoas da sua origem. Assim, à imagem de Trás-os-Montes, este jogador é valente, incansável, voluntarioso e de coração quente. Dirão, com alguma razão, que falta ao seu perfil de jogador um pouco mais de brilhantismo, um pequeno toque de requinte. Porém, os que nele têm apostado, pouca importância têm visto nesses adornos. Incapaz de desistir de uma qualquer contenda, o seu carácter de guerreiro é que faz dele um lateral-direito muito respeitado.
Foi desse modo a sua estreia na 1ª Divisão. No Estrela da Amadora, vindo do Desportivo de Chaves, facilmente conquistou a titularidade e, principalmente, alimentou a cobiça de outros emblemas. Foi assim também na Roménia que, ao serviço do CFR Cluj conquistou títulos e, mais ainda, ganhou o direito de envergar a braçadeira de “capitão”. Por certo, manter-se-á assim no Vitória de Guimarães. Porém, e à custa da grande forma de Alex, não será fácil impor-se no “onze” inicial. Por outro lado, a luta que promete na busca da titularidade, é sempre bem-vinda.

101 - CRISTIANO

Próximo do treinador Paulo Sérgio, por quem já tinha sido orientado no Paços de Ferreira, chega ao Sporting, depois de ter representado o PAOK de Salónica, um jogador que parece seguir a estratégia de contratações implementada, esta temporada, pelo clube leonino. Falo em estratégia porque, parece-me a mim, que a contratação de novos atletas está assente numa lógica de “cunhas”!
Com o emblema de Alvalade cheio de reforços com qualidade duvidosa, o resultado está bem à vista e é desastroso. Talvez esteja, com este meu comentário, a ser muito injusto com o jogador. Porém, gostava que compreendessem uma coisa. No meio de tanto entulho, é normal que alguém confunda tudo! Sinceramente, e ao reconhecer que o avançado como não é de "primeira água", até pode vir a tornar-se num elemento interessante. Espero que Cristiano, até pelo que já fez no nosso principal escalão, seja o avançado que o Sporting necessita.
É verdade que na Grécia não brilhou. Mas, acima de tudo, há a esperança que o extremo volte a ser o atleta que, na temporada de 2006/07, com os seus perigosos ataques, assistências e os golos, ajudou os "Castores" a conquistar um lugar nas competições europeias.

100 - EDINHO

"Edinho é jogador do Marítimo até ao final da época, por empréstimo do Málaga"*. Foi desta maneira que Carlos Pereira, o Presidente do emblema insular, anunciou, há quase um mês atrás, a contratação do novo reforço "verde-rubro".
Com a transferência, o clube ganhou um avançado rápido que, sem exibir um enorme poderio físico, consegue desgastar as defesas pela forma como, incessantemente, procura a bola. Por outro lado, a mudança também é vantajosa para o jogador. Edinho ganhou mais uma oportunidade para relançar a sua carreira. Em abono da verdade, a sua mudança, em 2009/10, do AEK de Atenas para o futebol espanhol, foi um passo atrás na sua carreira. No Málaga nunca conseguiu impor o futebol que já tinha revelado nas suas passagens pelo Gil Vicente, Paços de Ferreira, e Vitória de Setúbal.
O que mostrou na Grécia, fez dele um dos elegíveis para Carlos Queiroz, na Fase de Apuramento para o Mundial da África do Sul. Esperemos que, com o seu regresso ao Campeonato português, o ponta-de-lança volte a jogar assiduamente. É necessário que o avançado afine bem a sua forma, pois as escolhas que temos para a sua posição são escassas. Há que ser sincero e dizer que, mesmo sem ser um jogador deslumbrante, Edinho é uma boa escolha para a Selecção Nacional.

*retirado do artigo publicado em www.record.pt, a 29/01/2011

99 - RENAN

Começou no São Paulo FC e apesar de nunca ter singrado no clube, Renan acabou por ter pontaria! Nos poucos jogos em que participou como sénior do emblema do Morumbi, ganhou o direito a comemorar a conquista de 1 Campeonato Paulista, 1 Copa Libertadores da América e 1 Campeonato da Mundo de Clubes.
Já a falta de sucesso individual, levou-o a uma série de empréstimos. À excepção da cedência ao Al-Ittihad da Arábia Saudita, Renan, durante esse período, passou por diversos emblemas brasileiros. Num número bem considerável de mudanças, acabou por envergar as camisolas do Juventude, Cruzeiro, Vitória, Atlético de Minas Gerais e Guarani.
Contudo, e apesar da carreira errática, Manuel Machado viu no jogador qualidades suficientes para, neste Inverno, compor o plantel do Vitória de Guimarães. Para já, não tem desiludido. Prova que a aposta pode ser bem-sucedida, é a sua inclusão na lista de convocados. Assim, arrisco-me também a dizer que o nome do médio defensivo é, com grande certeza, um bom reforço para o assalto aos "lugares europeus".

98 - JARDEL

É bem verdade que a sua ascensão no futebol português tem sido espantosa. Daí a ter qualidade suficiente para vestir a camisola de um dos "grandes", já é outra história!
Pois é, foi apenas o ano passado que o central brasileiro, formado nas escolas do Avaí, chegou a Portugal. Desconhecido por cá e desconfio que pouco conhecido no Brasil, o destino de Jardel foi a Divisão de Honra e o Estoril Praia. Com um currículo que inclui, pelo Vitória e pelo Santos, a conquista de 2 “Estaduais”, o defesa adaptou-se facilmente à nova realidade competitiva. O seu sucesso foi imediato e teve como prémio a mudança, já no início desta temporada de 2010/11, para o primodivisionário Olhanense.
Confesso que, nesta primeira metade do Campeonato, foi jogador que não despertou a minha atenção. Mais surpreendido fiquei quando, ao adivinhar-se a saída de David Luiz, a sua contratação foi anunciada como uma "reposição de stock"! Porém, e não tendo um trajecto impressionante, já o seu físico e uma corajosa vontade de desarmar os lances adversários não passam despercebidos. Assim, só tenho que dar o benefício da dúvida a quem nele apostou nele e, principalmente, dar essa graça ao jogador!
Há, no entanto, algo incontornável nesta transferência e que não posso deixar de sublinhar! Finalmente, ao fim destes anos todos, temos o Jardel no Benfica!

97 - BENACHOUR

Corria a temporada de 2005/06 e nem as boas prestações de vários jogadores, como as construídas pelo internacional tunisino, evitariam a despromoção do Vitória de Guimarães à Divisão de Honra.
Apesar do desaire da equipa minhota, Benachour não perderia o “rótulo” de craque. Esse estatuto, que já trazia aquando da sua transferência do Paris Saint-Germain, manter-se-ia intocável. Rapidamente apareceriam propostas pelo "número 10" vimaranense, entre as quais a oferta do Sporting. O clube português, contudo, desistiria da corrida e o atleta acabaria por ser contratado pelos russos do Rubin Kazan.
Em prol de outros investimentos - alguém tem memória de quem os "Leões" compraram naquela época? - o futebol nacional perderia os seus belos passes e a visão de jogo de um notável executante. Mais uma vez, o nosso Campeonato ficava mais pobre! Mas o médio está de volta a Portugal, desta feita ao Marítimo, e a “custo zero”! Sim, a “custo zero”, pois Jesualdo Ferreira achou que o jogador não tinha qualidade para fazer parte do seu plantel e, logo em Setembro, dispensou-o do Málaga!
O afastamento do emblema espanhol fez com que o médio ficasse inactivo, vai já para alguns meses. No entanto, tenho a certeza que as suas qualidades técnicas não foram afectadas. No que a mim diz respeito, estou ansioso por continuar a ver jogar aquele que tem sido, por diversas vezes, tido como um dos melhores do seu país. Ainda assim, a presença de Benachour em fases finais de competições internacionais não tem sido de uma constância condizente com o seu estatuto. Exemplo disso foi o Mundial de 2006 em que, mesmo aparecendo nos cromos, não marcou presença!

96 - ADRIEN SILVA

Não poderá dizer-se que Adrien Silva foi, realmente, morar para o estrangeiro. A meu ver, a aventura que o médio viveu durante os últimos 6 meses, terá sido qualquer coisa como uma experiência estilo "Erasmus"! Com tudo isso e sem querer levantar muitas dúvidas, há uma questão para qual não encontro resposta. O que é que um jovem futebolista português ganha com um empréstimo a um emblema do Campeonato de Israel?
A verdade é que a sua passagem pelo Maccabi Haifa mostrou-se pouco frutífera. O atleta, sujeito a uma realidade desportiva, e social, bastante diferente da que está habituado, mostrou algumas dificuldades de adaptação e pouco jogou. Ainda assim, o Sporting, clube que o formou e que detém o seu passe, apesar do desterro a que sujeitou o médio, não se esqueceu dele. A prova de que a aposta no médio é real, foi o prolongamento do seu contrato até 2013. Já no que diz respeito ao seu regresso a Portugal, este também pode ser visto como um bom sinal. No entanto, enganem-se os que chegaram a pensar no seu reingresso no conjunto de Alvalade. Com um novo empréstimo na calha, dessa feita o destino de Adrien Silva acabou por ser a cidade de Coimbra.
Parece-me ter sido a decisão mais acertada por parte do clube leonino e, em concordância com a decisão tomada pela sua entidade patronal, o jogador lá foi dizendo – “Estou bastante feliz por estar na Académica. Vim para ajudar o clube a atingir os seus objectivos e farei o meu melhor para ajudar a «Briosa»”*.

*retirado do artigo publicado em www.record.pt, a 19/01/2011

95 - DADY

A sua passagem pelas “escolas” do Boavista e do Sporting deve ter dado algumas boas indicações. No entanto, e apesar da sua estreia sénior ter acontecido nos "BB" de Alvalade, só bem mais tarde é que este internacional por Cabo Verde haveria de ter a oportunidade de chegar à 1ª Liga.
Depois de andar vários anos por emblemas mais modestos, a época de 2006/07 mostraria que o tempo passado pelos escalões secundários tinha sido demasiado extenso. A entrada no Belenenses, já com 25 anos, serviria para mostrar isso mesmo. Alto, esguio e, enganadoramente tosco, provaria no Restelo ser um ponta-de-lança matador.
Claro está, que as suas qualidades já acompanhavam o atleta há muito tempo. Quem haveria de reconhecer no avançado tais predicados, seria Daúto Faquirá. Primeiro no Odivelas e também no Estoril Praia, o jogador seria orientado pelo técnico. Ora, actualmente a conduzir o Olhanense seria o referido treinador que, neste mercado de Invernou, alimentaria o regresso de Dady a Portugal.
Terminada a experiência no estrangeiro, durante a qual jogou em Espanha e na Turquia o avançado voltou ao nosso Campeonato. No Osasuna ainda conseguiu alimentar um papel preponderante, principalmente quando os seus golos, na temporada de 2007/08, foram decisivos para a manutenção do clube navarro. Regressa a Portugal depois de uma pequena passagem pelo Bucaspor e com uma enorme vontade para sublinhar as suas qualidades – "Apesar de ter 29 anos, considero-me muito ambicioso. Por isso, vou tentar relançar a minha carreira, pois ainda tenho muito para mostrar no futebol"*.

*retirado do artigo publicado em www.rtp.pt, a 17/01/2011

94 - TIERO

Todos temos memória dele. Ainda na época passada jogou na Académica de Coimbra. Mais difícil é recordar os primeiros anos da sua passagem por Portugal. Ora, este internacional pelo Gana chegou ao nosso país em 2005. Nas duas temporadas seguintes representou o Vitória de Guimarães e a Naval 1º de Maio. Falta referir a razão por que quase ninguém sabe desse período. É que o atleta não participou em qualquer jogo para o Campeonato.
Independentemente da desilusão inicial, os "Estudantes" apostaram nele. Contratado para a temporada de 2007/08, os responsáveis pela Académica acreditaram que as qualidades do médio podiam acrescentar valor ao plantel. Essa força, que levou o atleta a representar o seu país nos Jogos Olímpicos de 2004, sempre existiu. Foi nessa crença, na imagem de um jogador incansável, com inteligência táctica, com bom passe e um potente remate, que o seu regresso também ganhou corpo. Após a mudança neste último Verão, para o CSKA de Sófia e de, na Bulgária, as coisas não terem corrido bem, William Tiero voltou a Portugal. No Olhanense, o treinador Daúto Faquirá esperará, com toda a certeza, que as qualidades do médio-ofensivo, tal como aconteceu em anos transactos, voltem a emergir.

MERCADO DE INVERNO

Com a chegada do novo ano civil, chega também à Europa a reabertura do mercado de transferências. Janeiro floresce com a constância dos títulos dos jornais a anunciarem novos jogadores. A euforia sentida por essa altura só tem comparação com os saldos! Na verdade, e no caso dos clubes portugueses, é disso mesmo que se trata! 
Nessa corrida às pechinchas, ainda assim conseguimos encontrar algumas contratações que merecem a nossa atenção. A ver vamos se são, ou não, verdadeiros reforços.
Por isso, neste mês de Fevereiro vamos espreitar o cesto dos nosso emblemas e ver as compras no "Mercado de Inverno".